TREM DA VIDA


"Trem da Vida" filme francês de 1998, é uma apologia à vida e uma comédia profundamente humana, em contra partida, é também uma crítica a humanidade. Por sua vez, a crítica está contida, expressa numa sátira aos desenganos e confusões dos homens.
“Trem da Vida” do diretor Radu Mihaileanu, conta a história de um vilarejo judeu localizado na Europa Ocidental. O ano é 1941, Shlomo o “louco” da comunidade chega esbaforido com a notícia de que os alemães se aproximam. Assim é formado um conselho para definir o que será feito. No entanto, o melhor plano é articulado pelo próprio Shlomo, a estratégia escolhida é simular um trem nazista levando judeus deportados, e com isso chegar em segurança à “terra prometida”.
Para isso, parte da aldeia é escolhida para fazer o papel dos alemães, utilizando a arte dos alfaiates judeus, eles produzem o uniforme do exército e um traje do alto escalão nazista. O restante das pessoas fará a vez dos judeus, e assim eles seguem viajem, num trem custeado pelas economias dos aldeões, no comando de um maquinista improvisado.
Em meio a viagem uma revolução entre os judeus faz surgir a dúvidas no povoado, um grupo que se auto-intitula comunistas se rebela contra os "nazista" os acusando de autoritarismo tal qual os verdadeiros nazista. Mais a frente, bloqueios alemães testam os nervos e a capacidade dos “judeu-nazistas” driblarem o inimigo e seguir viagem rumo a tão esperada liberdade.
Nessa viagem vemos a dificuldade e a capacidade dos homens de conviver com suas diferenças. São situações tratadas sempre com humor e beleza ostentando a simplicidade e a verdadeira essência da vida.
O elenco feito de atores sem grande prestígio demonstra segurança e tranqüilidade no desenrolar da história, e mostra uma enorme capacidade de acompanhar o ritmo do longa variando entre momentos cômicos e outros mais tensos, sem no entanto, utilizar de métodos caricatos na criação dos personagens.

Ygor MF


Ficha Técnica
Título Original: Train de Vie
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento (França): 1998
Direção: Radu Mihaileanu
Roteiro: Radu Mihaileanu

Elenco:
Lionel Abelanski (Shlomo)
Rufus (Mordechai)
Clément Harari (Rabino)
Marie-José Nat (Sura)
Agathe De la Fontaine (Esther)
Bruno Abraham-Kremer (Yankele)
Michel Muller (Yossi)
Bebe Bercovici (Joshua)
Mihai Calin (Sami)


Premiações- Ganhou o prêmio de Melhor Primeiro Filme, no Festival de Veneza.-
Recebeu 2 indicações ao César: Melhor Roteiro e Melhor Revelação (Lionel Abelanski).-
Ganhou o prêmio de Melhor Filme de acordo com o público no Sundance Film Festival.-
Ganhou o prêmio de Melhor Filme de acordo com a crítica e com o pública na Mostra Internacional de São Paulo.-
Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
BRAVO! - ESPECIAL
100 LIVROS ESSENCIAIS
da literatura mundial

Após o lançamento de BRAVO ESPECIAL - 100 FILMES ESSENCIAIS
A revista lança agora uma edição especial com uma lista dos 100 livros essenciais da literatura mundial. Nas palavras do editor Almir de Freitas, "estão aqui relacionados os livros que ajudam a contar a história da literatura mundial." Uma lista com os ícones da literatura, vultos da humanidade que até os dias de hoje influenciam em todos os campos da arte.
A lista começa com "A Íliada" e "A Odisséia" de Homero, "Hamlet" de Shakespeare, "Dom Quixote", "A Divina Cómedia"... passa pos "Ulisses" de James Joyce, "O Estrangeiro" de Camus, "1984" de Orweel, "Mensagens" de Fernando Pessoa, "On the Road de Kerouac" e chega até as terras tupiniquins com "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis. Esses são alguns títulos só para ilustrar os diferentes momentos literários citados na lista.
Sempre com ótimos textos situando o contexto e a importância de cada obra, além do acabamento gráfico, sempre de primeira.
BRAVO! - 100 livros essenciais da literatura Universal
2007 - R$14,95


Acalmou-se e desconsiderou a safadeza de quem conduzia o lotação,
Guardou as mãos nos bolsos sem partilhar da canção que vinha no assovio.
Seguiu...
Ultrapassou esquinas emergindo em mundos onde ninguém suspeitava de suas façanhas.
Ignorou credores que intervinham os amigos à sua procura,
Abençoou mulheres que levavam filhos à porta de tua casa...
Manteve-se hermético, insosso e insano.
Deixou de lado o estranho prazer de comer peanuts e
pensar nas resoluções dos problemas.
Seguiu plantando expectativas de suicídio,
Seguiu sem que ninguém suspeitasse de suas façanhas...
Na segurança de cada esquina ultrapassada, sorria com o canto da boca...
Ninguém suspeitava...



Microconto -
Depois do Jantar

Foi durante o jantar, no momento em que ele lhe passava a vasilha de salada que ela observou a deformidade em seu dedo indicador. Movimentou a cabeça agradecendo o gesto e permaneceu em silêncio, conseguindo disfarçar o espanto.
Como em dois anos de casado não fora capaz de perceber aquilo?! Ou o profundo corte no dedo era algo novo também ao corpo de seu marido?
Não teve mais a calma necessária para dormir ao seu lado, durante a noite temeu e desejou novas descobertas sobre aquele estranho e intimo ser.

Ygor Moretti