PONTO DE VISTA

Ponto de Vista mostra através de diversas perspectivas um atentado contra o presidente dos EUA (William Hurt) durante uma conferência realizada na Espanha sobre o combate ao terrorismo mundial.
Essa é a proposta do filme, que entre idas e vindas mostra os caminhos percorridos e a importância de cada personagem presente no evento. Ao passo que, conforme diferentes focos vão sendo explorados, detalhes importantes da história e das pessoas envolvidas vão sendo descobertos.

Desse modo a história se desenrola de forma rápida num pequeno espaço de tempo, por mais que as repetições dos acontecimentos em certo momento beirem algum sentimento de tédio, a direção dinâmica e veloz mantém um ritmo frenético no longa junto a clima de suspense constante.
Mesmo com um elenco repleto de estrela do primeiro escalão de Hollywood, “Ponto de Vista” não fez grandes sucesso nos cinemas entre crítica e público, talvez por abusar da formula de “ir e vir” dentro da história repetindo diversos trechos. Tal formula que se mostra convidativa e perigosa já foi utilizada em diversas produções com destaques para “Pulp Finction” (1994), “Corra Lola Corra” (1998) e “Rashomon”, (1950). Nesses exemplos os eventos repetidos durante o filme, sofrem pequenas mudanças, seja por uma escolha diferente de caminho, ou mudanças de perspectiva de cada personagem. Em Ponto de Vista, não há mudança nem variações, existe sim a repetição do mesmo evento fato que de modo geral não minimiza a qualidade do filme.
Após as ida e vindas do roteiro e a “chegada” de todos os personagens no momento do atentado, o filme segue de forma rápida até a conclusão dos fatos. A história construída ao longo de 90 minutos dá ao filme um dinamismo que de forma geral o torna instigante e agradável.
Ygor MF
Ficha Técnica:
Título Original: Vantage Point
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Direção: Pete Travis
Roteiro: Barry Levy
Fotografia: Amir M. Mokri

Elenco:
Dennis Quaid (Thomas Barnes)
Matthew Fox (Kent Taylor)
Forest Whitaker (Howard Lewis)
Bruce McGill (Phil McCullough)
Edgar Ramirez (Javier)
Saïd Taghmaoui (Suarez)
Ayelet Zurer (Veronica)
Zoe Saldana (Angie Jones)
Sigourney Weaver (Rex Brooks)
William Hurt (Presidente Ashton)
James LeGros (Ted Heinkin)
Eduardo Noriega (Enrique)
Richard T. Jones (Holden)
Holt McCallany (Ron Matthews)
Leonardo Nam (Kevin Cross)
Dolores Heredia (Marie)
Alicia Zapien (Anna)
Justin Sundquist (Parsons)
José Carlos Rodríguez (Prefeito De Soto)
Shelby Fenner (Grace Riggs)
Brian McGovern (Mark Reinhart)

ALEMANHA ANO ZERO

Alemanha Ano Zero mostra o cenário caótico e deprimente da Alemanha pós-guerra. Cidades devastadas pelas tropas aliadas, falta de emprego, famílias partidas, escassez de alimentos e nenhuma perspectiva de melhora, todos esses fatos fazem com que as pessoas sobrevivam em condições sub-humanas diante do despencar dos ideais nazistas.

Neste cenário o garoto Edmond, tenta fazer de tudo para ajudar sua família, fazendo pequenos trabalhos ou vendendo coisas no mercado negro ao passo que paralelamente a essa transformação do país e do mundo, sofre mudanças profundas em sua personalidade. Edmond perambula por um mundo peculiar e solitário, tendo problemas para relacionar-se com adultos que não o respeitam e por outro lado, sendo visto com certa estranheza pelas crianças de sua idade, o garoto é vítima de um amadurecimento precoce e cruel, que o excluí e o afasta do convívio normal com outras crianças, encontrando par somente em outros garotos mais velhos e já acostumados a uma vida marginalizada.

Morando com sua irmã mais velha, o irmão foragido da polícia, e o pai moribundo em um pequeno apartamento dividido com outras famílias. Sob constantes ameaças de despejo o garoto perambula desesperado e desiludido a procura de alguma solução, quando encontra um antigo professor, que por trás da aparência de um homem carinhoso e idealista esconde a face de um pedófilo oportunista. Com este Edmond conseguirá pequenos trabalhos que não resolverão seus problemas, mas adiarão por pouco tempo a falência da família. Até que em desespero Edmond pede ajuda ao seu antigo mestre e entende ouvir desse que a melhor solução seria assassinar seu pai para se livrar de um peso morto. Perplexo, o garoto viverá momentos críticos onde precisará tomar uma decisão extremamente complexa que mudará para sempre sua vida, uma decisão que não cabe a uma criança, tão pouco a pessoa alguma decidir.
Esse é o drama de Alemanha Ano Zero, projetado para ser um retrato realista do contexto histórico da Alemanha pós-guerra, rodado em Berlim em 1947 o filme embora pareça pessimista e cruel, segundo as palavras de seu realizador, não pretende ser mais que um quadro objetivo e fiel daquele contexto, mostrando como as pessoas viviam desoladas e desacreditadas, por outro lado não figura uma defesa nem um ataque ao povo alemão, mas uma serena constatação dos fatos, que terá valido a pena caso inspire os jovens alemães em um caminho para apreciar a vida novamente.
A polêmica do longa não se encerra no fato dos ideais nazistas serem “transportados” para uma criança, mas continua junto ao clima sempre tenso que culminando num final trágico e chocante.
O filme venceu o prêmio de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, no Festival de Locarno, sendo um dos expoentes do movimento neo-realista, compõe a chamada Trilogia da Guerra, cujo os demais filmes são Roma, Cidade Aberta (1945) e Paisà (1946), todos dirigidos por Roberto Rossellini.

Ygor MF

Ficha Técnica:
Título Original: Germania, Anno Zero
Tempo de Duração: 78 minutos
Ano de Lançamento (Itália): 1947
Roteiro: Roberto Rossellini, Carlo Lizzani e Max Kolpé
Fotografia: Robert Juillard

Elenco:
Edmund Moeschke (Edmund Koeler)
Ingetraud Hinze (Eva Koeler)
Franz-Otto Krüger (Karl-Heinz Koeler)
Ernst Pittschau (Padre Koeler)
Erich Gühne (Ex-professor)
Alexandra Manys
Hans Sangen


HELLBOY 2 - O EXÉRCITO DOURADO
(Hellboy II: The Golden Army)

Em Hellboy 2 – O exército Dourado, o diretor mexicano Guillermo Del Toro, dá continuidade à saga do herói vermelho, dessa vez Hellboy e seus companheiros da Agência de Pesquisa e Defesa Paranormais, Liz e Abe Sapien estão envolvidos em uma trama de proporções catastróficas, onde o futuro do planeta está em jogo. Isso porque o príncipe elfo Nuada, decide por fim a uma antiga trégua entre homens e as criaturas que habitam secretamente a terra. Nuada volta-se contra seu pai, o Rei, abdicando do direito de seu povo viver livremente e não mais as escondidas enquanto os homens destroem a terra. Assim parte em busca das outras partes da coroa pois segundo o antigo acordo entre as raças, aquele que possuir todas as partes da coroa terá o controle do temido e indestrutível Exército Dourado.

Essa é a missão de Hellboy e Cia, impedir que tal poder chegue as mãos de Nuada. Esse é o mote da história, o contexto onde os personagens estão inseridos. Com um roteiro dinâmico e inteligente aliado a direção sempre competente de Guillermo Del Toro, o longa segue num ritmo frenético, misturando ação, humor em meio a uma trama que mescla algumas questões do mundo real com um mundo imaginários de monstros, duendes, goblins etc. Criaturas com as quais o diretor se mostra bastante a vontade em lhe dar na produção de um filme, aja visto seus outros filmes, além de Hellboy(2004), O labirinto do fauno(2006), Blade 2 (2002), A espinha do diabo (2001) e Mutação (1997).

Outros pontos fortes do filme são as maquiagens e a atuações. Ron Perlman(Hellboy), encontra enfim um papel com a grandeza a altura de seu talento. Mesmo sob grossa camada de maquiagem, ficando quase irreconhecível, o ator ressalta o humor e a personalidade difícil do herói, que neste ponto difere em tudo do ideal de herói que se tem postulado. Porém, em Hellboy, as aparições das mais improváveis criaturas, incluindo o personagem principal, acontece de uma maneira natural, que se faz crer e apostar. Em Hellboy 2 – O Exército Dourado, um trabalho árduo e meticuloso de maquiagem substitui a fuga para os efeitos especiais com computação gráfica, o resultado é um nível maior de realidade, tomando os devidos cuidados é claro para falar de realidade em tal contexto já que muitos dos personagens são monstros e levando em consideração a imensa capacidade que a computação gráfica tem de construir a realidade junto a industria cinematográfica. No entanto, mesmo com disparidades diante de outras adaptações dos quadrinhos, Hellboy contém as maravilhosas seqüências de ação que se espera do gênero, sem ser politicamente correto, tão pouco anárquico, o filme é construído com uma dose surpreendente de inteligência e entretenimento capaz de agradar o grande público e já prepará-los para futuras seqüências, já que o rico mundo da HQ escrita por Mike Mignola permite tal mergulho e a criação de uma franquia de qualidade e sucesso freqüente.

Ygor MF

Elenco: Ron Perlman, Selma Blair, Doug Jones, Anna Walton..
Direção: Guillermo del Toro
Gênero: Ação
Duração: 110 min.
Distribuidora: Paramount
Estréia: 05 de Setembro de 2008

Filmografia
2006 - O labirinto do fauno (El laberinto del fauno)
2004 - Hellboy (Hellboy)
2002 - Blade 2 (Blade 2)
2001 - A espinha do diabo (El espinazo del diablo)
1997 - Mutação (Mimic)1993 -
Cronos1987 - Geometria (curta-metragem)
1985 - Doña Lupe (curta-metragem)