Trecho da entrevista de Haroldo de campos no Roda Viva da TV Cultura



No site http://www.poesiaconcreta.com/ muito material sobre a poesia concreta.



Poema concreto e cartazes tipográficos

Trecho do Manifesto Concretista 

poesia concreta: um manifesto

- a poesia concreta começa por assumir uma responsabilidade total perante a linguagem: aceitando o pressuposto do idioma histórico como núcleo indispensável de comunicação, recusa-se a absorver as palavras com meros veículos indiferentes, sem vida sem personalidade sem história - túmulos-tabu com que a convenção insiste em sepultar a idéia.

- o poeta concreto não volta a face às palavras, não lhes lança olhares oblíquos: vai direto ao seu centro, para viver e vivificar a sua facticidade.

- o poeta concreto vê a palavra em si mesma - campo magnético de possibilidades - como um objeto dinâmico, uma célula viva, um organismo completo, com propriedades psicofisicoquímicas tacto antenas circulação coraação: viva.

- longe de procurar evadir-se da realidade ou iludí-la, pretende a poesia concreta, contra a introspecção autodebilitante e contra o realismo simplista e simplório, situar-se de frente para as coisas, aberta, em posição de realismo absoluto...

...- mallarmé (un coup de dés-1897), joyce (finnegans wake), pound (cantos-ideograma), cummings e, num segundo plano, apollinaire (calligrammes) e as tentativas experimentais futuristasdadaistas estão na raíz do novo procedimento poético, que tende a imporse à organização convencional cuja unidade formal é o verso (livre inclusive)...

- POESIA-CONCRETA: TENSÃO DE PALAVRAS-COISAS NO ESPAÇO-TEMPO.
(publicado originalmente na revista ad - arquitetura e decoração, são paulo, novembro/dezembro de 1956, n° 20)

O Homem de Areia

... Certa vez aquelas pisadas abafadas me assustaram muito; quando estávamos indo para o quarto, perguntei: "Mamãe! Quem é esse Homem de areia tão malvado, que não nos deixa ficar com o papai? Como ele é afinal?. E ela respondeu: " O Homem de Areia não existe meu filho. Quando digo que ele chegou, significa que vocês estão com tanto sono que mal conseguem manter os olhos abertos, como se neles tivessem jogado areia".

Essa respostas não me satisfez; pelo contrário, minha mente infantil desenvolveu a clara ideia de que mamãe só negava a existência do Homem de Areia para que não ficássemos com medo; afinal, eu sempre o ouvia subir a escada...

...Quando fiz dez anos, minha mãe mudou-me do quarto de crianças para um pequeno aposento que dava para um corredor não muito distante do gabinete de papai. Mal batiam as nove horas e ouvíamos o desconhecido entrar, éramos obrigados a nos retirar rapidamente. Em meu quartinho, percebia quando ele entrava no gabinete de papai, e logo em seguida tinha a impressão de que se espalhava pela casa um vapor suave e de raro odor com minha curiosidade, cada vez mais ardia o desejo de, com coragem e determinação, travar conhecimento com o Homem da Areia. Muitas vezes, quando mamãe já havia passado, eu saía rapidamente do quartinho para o corredor, mas nada podia escutar, pois o Homem da Areia sempre havia ultrapassado a porta, quando eu chegava ao local de onde ele poderia ser visto. Levado por um irresistível impulso, decidi esconder-me no gabinete de papai e esperar o Homem da Areia...

No Romantismo alemão, Hoffmann foi um mestre, o mágico virtuoso da literatura fantástica. Entre suas obras mais conhecidas estão:
Fantasias à maneira de Callot (1814/15);
O vaso de ouro (1812);
O elixir do diabo (1816);
Quebra Nozes e o Camundongo Rei (1816);
Noturnos (1817) inclui O Homem de Areia;
Contos dos irmãos Serapion (1819/21;
Princesa Brambilla (1821).
Ao deparar-nos com as cenas finais de Fargo, sobre tudo com a sequência do triturador de madeira e toda a conclusão da história, é com grande espanto que lembramos do "aviso" no início do filme: "Baseado em fatos reais". Não se sabe ao certo até que ponto tudo aquilo é real ou imaginação da dupla, ou ainda como sugere um dos irmão em entrevista: Uma compilação de fatos, recortes de acontecimentos em lugares e épocas diferentes costurados em uma só história.



Por outro lado, essa é uma das características mais marcantes da filmografias de Joel e Ethan Coen, o bizarro, o extraordinário e cruel, juntam-se com o banal e o cômico, numa mesma linha, ritmo e frequência não destoando nem parecendo estranho aos olhos. "Fargo", "Gosto de Sangue", "Onde os fracosnão tem vez", "Queime depois de ler", são todos exemplos dessas improváveis misturas que nas mãos habilidosas do Coen vem dando ótimos resultados.

Produzido em 1996, "Fargo" é o que se pode chamar de um "novo clássico". Com orçamento baixíssimo para os padrões de hollywood, o longa levou duas estatuetas de melhor roteiro e atriz para Frances McDormand. Além dos próprios irmãos, os atores William H. Macy e Steve Buscemi(que até então fazia importantes mas pequenos papéis como em Cães de Aluguel e Pulp Function) passaram a despertar maior interesse em toda a industria cinematográfica.

Jerry Lundegaard( William H. Macy) é gerente de uma revendedora de automóveis, passando por sérios problemas financeiros, elabora um plano para dar a volta por cima. Trata-se do sequestro da própria mulher, para isso contrata Carl (Stevie Buscemi) e Peter( Gaear Grimsrud). O resgate será pago por seu sogro, um rico empresário que tem por Jerry um total desprezo. Tudo parece perfeito até que Jerry e seus dois comparsas mostram-se atrapalhados por completo, incapazes de dar cabo a "missão". Uma sucessão de erros começa a frustrar os planos de Jerry, tornando a história cômica e trágica. É nesse cenário que aparece a chefe de policia Marge Gunderson(Frances Mcdormand) que está nos últimos meses de sua gravidez mas intrépida e com uma visão aguçada para cada detalhe mergulha nas investigações de um homicídio triplo que a levará até o sequestro de Jean Lundegaard.

Toda essa história acontece na fria e distante Fargo, Dakota do Norte, sob uma nevasca constante e uma amplidão branca e isolada. O clima e o espaço tem portanto grande influência no ritmo do filme ao passo que manchas de sangue contrapostas com a neve ou qualquer outro acontecimento estranho vão ganhando um contraste gigantesco diante da vida pacata daquela pequena cidade.
Escrito pelos irmãos, o roteiro de Fargo assim como a maioria dos filmes da dupla, teve instruções rígidas para ser seguido à risca, um trabalho minimalista que foca desde movimentos, expressões, pausas ou hesitações, completo e detalhado. Por outro lado nada em todo esse trabalho é gratuito ou meramente estético, alegórico, tudo tem sim uma função na construção da história, de dar apoio ou mais ênfase ao que se conta, exemplo disso é a atenção dada ao dialeto, gírias e ao sotaque local presentes nos diálogos.

Assim Joel e Ethan Coen vão construindo sua história na mundo do cinema, unindo o grandioso com o pequeno, o inusitado com o corriqueiro, tendo ritmo europeu, cara de independente e a força e amplitude do cinema norte americano...

Ygor MF 

Ficha Técnica
Diretor: Joel Coen
Elenco: William H. Macy, Steve Buscemi, Frances McDormand, Peter Stormare, Kristin Rudrüd, Harve Presnell.
Produção: John Cameron
Roteiro: Ethan Coen
Fotografia: Roger Deakins
Trilha Sonora: Carter Burwell
Duração: 98 min.
Ano: 1996
País: EUA


I.
A armadura monstruosa um machado com cornos de sombra levado sobre as pedras,
Arma do palor e do grito quando rolas ferida em teu vestido de festa,
Um machado pois preciso é que o tempo se afaste em tua nuca,
Ó pesada e todo o peso de um país em tuas mãos caí a arma.

II.
Que sentido dar a isto: um homem forma em cera e em cores um simulacro de mulher, enfeita-o com as semelhanças todas, obriga-o a viver, dá-lhe num jogo sábio de iluminação essa hesitação mesma à beira do movimento que também o sorriso exprime.
Arma-se depois como uma tocha, abandona o corpo inteiro aos caprichos da chama, assiste à deformação, às rupturas da carne, projeta num instante mil figuras possíveis, de tantos monstros se ilumina, sente como uma faca essa fúnebre dialética em que a estátua de sangue renasce e se divide, na paixão da cera, das cores?

Ives Bonnefoy


Sombras da Noite
Titulo Original: Dark Shadows
Duração: 113 min.
Estreia: 22 de Junho de 2012
Direção: Tim Burton
Roteiro: Dan Curtis e Seth Grahame-Smith

No ano de 1752, Joshua, Naomi Collins e seu filho Barnabas, foram embora de Liverpool, Inglaterra, para começar uma nova vida na América. Mas mesmo um oceano não foi suficiente para escapar da misteriosa maldição que atormenta sua família. Duas décadas se passaram e Barnabas (Johnny Depp) tem o mundo aos seus pés, ou pelo menos a cidade de Collinsport, Maine. Capitão do Collinwood Manor, Barnabas é rico, poderoso e um playboy inveterado ... até que ele comete o erro grave de quebrar o coração de Angelique (Eva Green), uma bruxa, em todos os sentidos da palavra, Angelique condena-o a um destino pior que a morte, transformando-o em um vampiro e enterrando-o vivo. Dois séculos mais tarde, Barnabas é libertado de seu túmulo, e surge nos dias modernos.

Trata-se de uma versão para o cinema da série de televisão Sombras da Noite (1966-1971).

Este é o oitavo filme em que Johnny Depp trabalha ao lado de Tim Burton, os anteriores foram: A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Noiva Cadáver, Ed Wood, Edward - Mãos de Tesoura, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Sweeney Todd e Alice no País das Maravilhas.

É com grande ironia que o longa de Philippe Lioret intitula-se "Bem Vindo", rodado em 2009 o filme trata do delicado tema da imigração e dos constantes choques culturais da Europa.


Bilal um jovem curdo de 17 anos está decidido, obscecado pela idéia de reencontrar-se com a namorada. Para isso sai do Iraque rumo à Inglaterra onde sua amada foi morar com a família. No entanto, sua jornada é interrompida quando é pego por policiais na fronteira com a França, fica faltando então transpor o canal da Mancha para completar seu objetivo. Ainda na mesma determinação Bilal decide aprender a nadar e encarar os 75 km da travessia. Neste momento sua vida se encontra com Simon (Vicent Lindon) um instrutor de natação limitado à rotina das aulas de nado, longe de grandes conquistas ou pretensões.

"Bem Vindo" trata destes encontros, improváveis ou incompletos, de pessoas, continentes e sentimentos. De sujeitos que não se encontram sem suas próprias casas ou vidas, que precisam ou queriam estar em outro lugar, outro momento e situação. Como última gota de esperança, Simon compromete-se a ensinar Bilal a nadar vendo no esforço deste a inspiração que lhe falta, enfrentando a derrota que ainda lhe persegue ao ter se separado da mulher. Desta relação de mutualismo surgirá uma nova condição e um "novo país" onde todos podem sentir-se realmente bem vindos...

Ygor Moretti

Elenco: Vincent Lindon, Firat Ayverdi, Audrey Dana, Derya Ayverdi, Thierry Godard, Selim Akgul, Firat Celik, Behi Djanati Atai. 
Direção: Philippe Lioret 
Duração: 110 min.



Heiaaaaaa eis que aqui estou nem tão bissexto assim e com algumas coisas pra falar...

Em primeiro anunciar o meu twiter @clodotradicao , lá solto o meu veneno em doses homeopáticas que nem matam, e nem mesmo alteram o humor, qualquer que seja ele. Também porque conto com pouquíssimos seguidores(por enquanto ou para sempre não sei). Criei o meu perfil e fui logo soltando frases, links, coisas que pensei chamar a atenção e assim entendi o como é dificil ser polêmico. Por outro lado, até por essas bandas virtuais existem os padrinhos, máfias, favores etc. Quanto deve custar o Retwit de algum figurão com milhares de seguidores que colocará o seu podre e bobo twitter na boca de todo o mundo? 

Ainda para consolar ou devastar esse meu modesto começo twiteiro vale ressaltar que na internet esse mundo de possibilidades onde tudo e todos podem ser atrações, ilustres desconhecidos, marginais ao qual os holofotes se dirigem, onde há tantos blogs, sites,
twiters, informações e opiniões numa chuva constante de pedregulhos... Todo mundo apenas fala, escreve, mas ninguém ouve ou lê de fato o outro e cada vez mais informação, opiniões sejam elas boas ou não, cada vez mais num crescimento imenso e infinito. 

Costumo pensar no mundo real onde as pessoas falam através da voz: "E se pra cada palavra ou frase exposta as pessoas precisassem pagar uma taxa um valor simbólico, porém, com o enorme poder de fazer as pessoas pensarem antes de falar ou mesmo se aquilo vale ser dito..." Tudo bem que boa parte das falas espontâneas se tornariam mais raras, tudo bem também que isso parece algo fascista ou qualquer outra coisa muito reta e imbecil. Bem verdade que eu mesmo dosaria as minhas ideias, e ai sim seria um colaborador bissexto, mas já que é free...

Profeta Clodomiro



Quero uma salva de palmas para mim, intensas daquelas que preenchem todo o silêncio do recinto. Pois se não leram o texto A boa nova da nem tão boa MTV  saibam que eu premeditei muito do que foi dito e discutido a cerca do show da Legião Urbana e Wagner Moura, e podem conferir! Profético declarei que o show seria sim emocionante, que Wagner Moura iria derrapar algumas vezes(nem tão profético assim), mas que sobretudo justamente por esse lado fã, tiete, amador do cantor, é que poderíamos viver uma noite a mais da boa e velha Legião Urbana.

Dia dos Namorados



Ahhhhhh o dia dos namorados... Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh o dia dos namorados em São Paulo!!! Transito, enchentes, lugares cheios e caros... Mas é uma noite de surpresas e momentos especiais, que tal ser abordado por ladrões num restaurante a luz de velas? Neste dia as velas são para dar um ar rustico de romantismo não foi mais um apagão não... E a minha ex-senhora se não fosse ex é claro diria que o meu romantismo se espatifou após ser atropelado por um motoboy, ou cair do trem lotado. Salvo os momentos em que leio alguma poesia... Você está certíssima velha senhora...

Conselho da professora de Química



Quem diria que tal professora teria algo pra ensinar além das formulas e outros exercícios chatos... Pois bem em meio a uma prova em dupla disse: "Que cada qual junte-se ao seu igual", logo um movimento inverso, retroativo levou aqueles garotos menos estudiodos das mesas dos então CDF´s.

Faço este flash back pois vejo na imprensa algo parecido acontecer não é? Senhor Claudio Manoel Cassetaaaaaa, quem diria tão ávido nas criticas a governos, ongs, passeatas, a tudo, e na sua ultima coluna na revista ALFA está lá, defendendo a amiga global Xuxa, dos ataques que mundo desferiu a ela após entrevista em que ela confessa em rede nacional( ohhhhhhhhhh) ter sido vítima de abusos sexuais na infância.Detalhe, entrevista
que faz parte de um quadro dirigido também por este senhor "du casseta". Termino então cada global que se junte a outro global não? Bahhh!!!

Heiiiiaaaa e fico por aqui contido mas deixemos estar... 
Abraços
Clodomiro Tradição
@clodotradicao




a deusa gálica


Quando Roma chegou a estas terras últimas e a seu mar de
águas doces indefinido e quem sabe interminável, quando
César e Roma, esses dois claros e altos nomes, chegaram, a
deusa de madeira queimada já estava aqui. Seria chamada
Diana ou Minerva, à maneira indiferente dos impérios que
não são missionários e que preferem reconhecer e anexar as
divindades vencidas. Antes ocuparia seu lugar numa hierarquia
precisa e seria a filha de um deus e a mãe de outro e a
vinculariam às dádivas da primavera ou ao horror da guerra.
Agora a acolhe e exibe essa estranha coisa, um museu.
Chega-nos sem mitologia, sem a palavra que foi sua, mas
com o apagado clamor de gerações hoje sepultadas. É uma
coisa rota e sagrada que nossa ociosa imaginação pode enriquecer
irresponsavelmente. Nunca ouviremos as súplicas de
seus adoradores, nunca saberemos os ritos.



Jorge Luis Borges
Do livro, Atlas - Editora Companhia das Letras.
Tradução: Heloisa Jahn.

Labirinto
Esse é o labirinto de Creta. Esse é o labirinto de Creta cujo
centro foi o Minotauro. Esse é o labirinto de Creta cujo centro
foi o Minotauro que Dante imaginou como um touro com cabeça
de homem e em cuja trama de pedra se perderam tantas
gerações. Esse é o labirinto de Creta cujo centro foi o minotauro
que Dante imaginou como um touro com cabeça de homem
e em cuja trama de pedra se perderam tantas gerações assim
como María Kodama e eu nos perdemos. Esse é o labirinto de
Creta cujo centro foi o Minotauro que Dante imaginou como
um touro com cabeça de homem e em cuja trama de pedra se
perderam tantas gerações assim como María Kodama e eu nos
perdemos naquela manhã e continuamos perdidos no tempo,
esse outro labirinto.
Jorge Luis Borges


Finalmente após uma longa história de tentativas e frustrações o romance de Jack Kerouac será finalmente adaptado para o cinema, orgulho para nós brasileiros é ver mais um ícone da literatura nas mãos de um brasileiro assim como Fernando Meirelles e "Ensaio sobre a Cegueira" de José Saramago, que por sinal teve diversos problemas até ir de fato para as telonas. Conta-se que Francis Ford Coppola (detentor dos direitos do livro) teria escolhido Walter após assistir "Diário de Motocicleta" outro road movie. 


O longa conta com a presença de Kirsten Dunst e Kristen Stewart, além do talentoso Sam Riley do ótimo "Control". Estréia prevista para esse mês

Kristen Stewart

Victor Camundongo

Porque estar aqui entre mil aves e morenas fez-me esquecer o teu rosto pálido e frio de imperatriz.
Era Lisboa agora é Flamengo, Tijuca, Leblon. Era Maria da Graça, da Luz, Antonieta de espartilhos e longos, longuíssimos vestidos. Agora é Lourinha, Bruninha, madrinhas de bateria. 

Um mar salgado e não de lágrimas mas de suor, sereias, nos separa e eu nem mais consigo ter febre por saudade. Era o Cabo das Tormentas, Africa, Nau, agora é morro, quebrada, baile funk, e mesmo sem te amar mais, me faz falta a saudade tua que talvez me faria escrever aquele poema...

Victor Camundongo

Veja também:
Porque hoje não escrevi aquele poema 002
Porque hoje não escrevi aquele poema 003


Com estréia prevista para este mês de Maio o documentário Uma Longa Viagem da diretora Lúcia Murat revisita o tema da ditadura através das lembranças, documentos, fotos e vídeos da própria diretora que foca principalmente na vida do irmão um andarilho experimentando a contra cultura por todo o mundo.



Acontece em São Paulo nos dias 8, 9 e 10 o BMW Jazz Festival 2012 no Via Funchal e de 11 a 13 de junho no Rio de Janeiro. Entre as principais atrações está o americano Troy “Trombone Shorty”



Programação:
Sexta-feira, 08 de junho, a partir das 20h30
Ambrose Akinmusire Quintet
Toninho Feragutti, Bebê Kramer e convidados
Corea, Clarke & White
Sábado, 09 de junho, a partir das 20h30
Clayton Brothers Quintet
Trombone Shorty & Orleans Avenue
Maceo Parker e convidados Fred Wesley & Pee Wee Ellis
Domingo, 10 de junho, a partir das 20h30
Darcy James Argue’s Secret Society
Ninety Miles
Charles Lloyd Quartet

Ingressos:
VIA FUNCHAL
Plateia VIP – R$ 120 (inteira) / R$ 60 (meia)
Plateia Premium – R$ 100 (inteira) / R$ 50 (meia)
Plateia 1 – R$ 80 (inteira) / R$ 40 (meia)
Plateia 2 – R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)
Camarotes – R$ 120 (inteira) / R$ 60 (meia)
Mezanino Central – R$ 80 (inteira) / R$ 40 (meia)
Mezanino Lateral – R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)




Inpirado na obra de William Shakespeare, Ralph Fiennes dirige e atua no longa Coriolanus que aqui no Brasil será lançado diretamente em DVD. Coriolanus conta a história do general Caius Marcus Coriolalus, um herói de guerra que retornando a sua pátria precisará travar outros combates com seus opositores políticos. Contracenando com o ator inglês está o escocês Gerard Butler. 

Em sua estréia como diretor Fiennes adaptou o texto de Shakespeare para os tempos atuais. Embora sem grandes alardes por aqui o longa parece ter pulso firme, já que conta com um bom elenco. Além do mais Ralph Fiennes viveu no teatro o personagem que agora reencontra no cinema.