Imagine se ao tocar ou esbarrar em uma pessoa, pudéssemos obter todos os seus segredos, pensamentos ou segredos... Ou um pouco menos fictício; ao tocar ou apenas folhear os livros pudéssemos "ler" todas aquelas palavras em questão de segundos... 

Bem menos fictício do que essas opções, bem real na verdade, podemos "esbarrar" nos livros, e diante de tão pouco tempo e tantas opções e vontades essa Literatura de Esbarrão propõe a visita a livros que talvez não cheguemos a ler, mas vamos sim esbarrar em sua história e personagens...

A Editora Intrínseca acerta mais uma vez mantendo o alto nível de seus lançamentos. Livros de sucesso de publico e crítica, citando alguns: "O Lado Bom da Vida", "A Visita Cruel do Tempo", "A Menina que Roubava Livros" entre outros. Seguindo a seqüência da maiorias dos exemplos acima, "A Culpa é das Estrelas" também foi adaptado para o cinema. 

Sem mais explicações, lembrando que isso não é uma crítica, mas um esbarrão literário.


...- Só estou dizendo que talvez os ovos mexidos sejam guetizados, sim, também são especiais. Há um lugar certo uma hora certa para eles, como para rezar.
- Você não poderia estar mais equivocado - falei. - Está se deixando influenciar pelos pensamentos bordados nas almofadas dos seus pais. Você está argumentando que uma coisa frágil e bela é bela só porque é frágil e rara. Mas isso é uma grande mentira, e você sabe disso.
- Você é uma pessoa difícil de se consolar - o Augustus disse.
- O consolo superficial não é um consolo verdadeiro - falei - Você já foi uma flor rara e frágil. Você se lembra disso. Ele ficou em silêncio por um instante. 
- Você sabe como calar minha boca Hazel Grace. - É meu privilégio e minhas responsabilidade - retruquei... 

...- Estou apaixonado por você - ele disse baixinho.
- Augustos - falei.
- Eu estou - ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando. - Eu estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia que tudo que fizermos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você
- Augustos - repeti sem saber mais o que dizer...
Cartaz do longa "A Culpa é das Estrelas"
Outros esbarrões: 


Krill (uma pérola)
  
No fundo
eu quis ser o galã de ultramar, cantando
no navio afundado – com os olhos

ardendo pelo gás verde
e o milagre do polvo. O balbucio
da descompressão
trocou minha sorte, minha habilidade

pelo pânico
das cenas finais. De nada

valeu
meu traje azul Varsóvia
meu penteado de franco-atirador. “Esta
canção – arraia
atravessando a penumbra – chama-se pérola
das profundezas, e diz 
assim.”-

Aníbal Cristobo

Indicação de nosso consultor, poeta e apaixonado por poesia Israel Azevedo
   

Então você precisa converter aquela foto pra postar na rede social, ou diminuir o tamanho pra mandar por email etc etc. E aquele vídeo que não abre no celular ou não reproduz no aparelho de DVD com entrada USB? 

Para isso você instala um programa conversor de vídeo, outro de áudio e outro ainda de imagens, ou neste ultimo caso um Photoshop da vida comprometendo alguns gigas da sua máquina para que você possa simplesmente diminuir o tamanho de uma imagem pra botar no perfil do facebook.

Existem alguns bons programas que fazem tudo ou quase tudo nesse sentido como por exemplo o Format Factory, aliás fica a dica, mas o melhor de tudo é fazer todas essas coisas sem mudar em nada o seu desktop, e para isso existe o site Cloud Convert 

Sua interface é bem simples e intuitiva até para os menos familiarizados com tecnologia. Num primeiro passo você seleciona o seu arquivo, no HD ou em dispositivos de nuvem como Dropbox ou Google Drive, feito isso o próximo passo é selecionar a saída desse arquivo, JPEG, PDF e até PSD, formato usado pelo photoshop. Feito isso tem o processo de conversão que ao final já disponibiliza um botão para o download do arquivo em um novo formato.

A versão do site é Beta, e existe a possibilidade de já enviar os arquivos convertido para HDs virtuais. Pela praticidade vale bastante a pena deixar o Cloud Convert ai em sua listinha de favoritos.
O "Simpático" Ronald Mcdonald
Durante cerca de um mês as noites de Nova York eram invadidas por um sujeito misterioso e intrigante. Não se tratava de nenhum super-herói, tão pouco um vilão, mas do artista britânico conhecido como Banksy. 

Moradores, jornalistas, fãs, críticos, policiais e políticos tentaram sem sucesso desvendar a real personalidade do artista, ou seria vândalo? Dono de um humor pra lá de crítico e inventivo, o artista fez dezenas de inserções pela cidade que provocam, se não discussões interessantes sobre o meio ambiente e social e sobre a própria arte, podem também resultar em boas risadas.

O capitalismo e o desejo voraz de consumo desenfreado também foi lembrado pelo artista. À frente de algumas lojas do Mc Donalds uma estátua imperativa que lembra e muito o palhaço Ronald Mcdonald numa postura não tão amigável quando de costume. Aos pés desse uma pessoa contratada ficava ali limpando os seus pés por algumas horas por dia.

O que é a arte?
No mercado da arte o nome Banksy é visto com certa polêmica, durante algumas noites dessa temporada em Nova York, alguns de seus trabalhos eram vendidos a preço de banana em quiosques e lojas improvisadas. Em contra partida algumas de suas obras "públicas" sumiram do mapa e foram reaparecer em leilões à preços exorbitantes.

Bichinhos de Pelúcia indo para o "Matadouro"
Links com outros trabalhos do artísta:  Banksy UK , Banksy Stree Art e vídeo destacando alguns de seus trabalhos, vale a pena ver!


Capa de Ebook para a Editora Simplissimo, realizado pela Capitular Design. Trata-se de um livro policial em que os meios de comunicação são de certa forma parte importante da história, assassinatos, escutas secretas e outros elementos como esses estão presentes no briefing. A versão aprovada foi a de cima, como se passa nos anos 90, foi apresentado outra opção com elementos retrôs, onde alguns deles datam bem antes dos anos 90 mas ainda sim eram mais presentes naquela época.


Tudo por um Sonho narra a história do surfista Jay Moriarty que aos 15 anos fica obcecado pelas Mavericks, ondas gigantescas do litoral da Califórnia e treinado pela lenda do surf  Ricky "Frosty" Hesson   parte de encontro a esse sonho e desafio que pelo menor vacilo pode se tornar mortal. Para isso Jay treina e estuda duro, e em qualquer erro que cometa Ricky, um tutor experiente e bastante exigente está ali para repreende-lo duramente e lembrá-lo sempre do perigo à frente.

Jonny Weston é uma boa surpresa no elenco que conta com Elisabeth Shue, numa atuação mal explorada e Gerard Butler, num personagem confuso que o ator não consegue traduzir quais são seus verdadeiros dramas e motivações. Já Jonny parece a vontade interpretando com tranquilidade o pacato e bondoso Jay Moriarty, sem com um sorriso no rosto, coragem e determinação em suas tarefas, mesmo num papel tão "simples" propenso ao lugar comum o ator consegue manter-se com naturalidade na abordagem que faz do simpático Jay Moriarty.


A direção de Michael Apted e Curtis Hanson se não é um problema para o longa, acrescenta pouco, mantem-se escondida por de trás de uma boa história apenas contando-a. A empatia com o longa e principalmente com o personagem principal, de certo existirá, mas não pela condução pouco inspirada de seus criadores. Mesmo quando acertaram na tentativa de inserir dramas externos, além do mar que cercam e influenciam os personagens, o fizeram de forma preguiçosa ou mal explorada. 

O Longa chegou ao Brasil direto para as locadoras em abril de 2013, e por algumas belas imagens e pelas história e feitos de Jay Moriarty vale sim a pena, ser assistido.    

Jay Moriarty e seu tutor Ricky Frosty 


Alguns destaques do que nos veremos na telonas neste mês de Janeiro/2014:

Hoje, 10 de janeiro, estréias interessantes... Em "Ajuste de Contas" Robert de Niro de "Touro Indomável" e Silvestre Stalone de "Rocky, um Lutador", vivem fugilistas aposentados em busca de uma última luta entre eles.



"Atividade Paranormal" - Marcados pelo Mal" também com estréia em 10 de janeiro se arrasta na mesma formula já gasta e que num primeiro momento foi bem interessante. Dessa vez o tema é mais focado em magia negra.


Do diretor sueco Lars von Trier, mais um filme repleto de polêmicas e tabu, após filmar "O Anti Cristo" Lars levas as telas o longa "Ninfomaníaca - Volume 1", sendo que o volume 2 do longa já tem estréia agendada para fevereiro.


Dia 17 de janeiro teremos a estréias de "Tarzan 3D", o clássico disney repaginada com tecnologia 3D. Martin Scorcese e Leonardo di Caprio estão de volta trabalhando juntos em "O Lobo de Wall Street", com estréia em 24 de janeiro. Ainda em janeiro "A menina que roubava livros" baseado no livro de Marcus Zusak e "47 Ronins" com Keanu Reeves e a promessa de lutas e coreografias iguais ou melhores que a trilogia "Matrix".




Mesmo com o prazer e o "dever" das corridas já instalados em meus dias, passava por aquele momento de não evolução entre os 5 e 10 km, nem melhorando tempo, nem aumentando distâncias. Era mês de outubro de 2013, final de ano logo ali e a possibilidade de correr uma São Silvestre parecia bem distante, só possível com alguma imprudência, devido ao aumento da quilometragem em poucos meses.

Havia acabado de fazer exames médicos, sangue e coração que indicavam que estava tudo bem, mesmo sem uma disciplina exemplar, mesmo sem conseguir diminuir alguns quilinhos que parecem ser companheiros eternos decidi misturar um pouco de imprudência, com certa ousadia e juntar certa determinação que andava dispersa até então. Meu apoio científico foi uma planilha na revista Runners Brasil, treino de 12 semanas para a São Silvestre... Exatas 12 semanas era o que eu tinha até então.

Passei a correr 4 vezes na semana; 5 quilômetros intervalados na esteira, 500 metros fraco a uma velocidade de 7,5 km e 500 metros mais forte a 11 ou 12 km. Uma corrida de 5 ou 6 km buscando melhora nesse tempo. Oito quilômetros de rodagem incluindo algumas subidas e o famoso longão que começou a 10 e chegou a 12 km nas vésperas da corrida.

Run Kepper - Grande aliado nas planilhas
Meu objetivo era também eliminar algum peso do corpo, qualquer um (dos vários que tinha de perder) que perdesse já me dariam alguma vantagem e melhora. De fato controlei melhor a alimentação e me senti (ao menos psicologicamente) mais leve, mas efetivamente mesmo com mais treino e uma alimentação um pouco melhor não foi o bastante para emagrecer e talvez ganhar alguns segundos no pace e no tempo total da prova.

Na semana antes da prova era recomendado que desse uma boa diminuída nos treinos, mas vai batendo aquela mistura de ansiedade por querer melhorar ao máximo e a desconfiança de que na verdade não se estar pronto. Até então só tinha corrido 12 km e não haveria tempo suficiente pra chegar aos 15 km da prova alvo, de modo que nesses 3 km estaria o desconhecido, talvez o fracasso, contusão e por fim a desistência. Assim diminui um pouco apenas os treinos e arrisquei correr até sábado dia 27, restando 3 dias pra descanso total.     
Importante dizer que estávamos na semana entre festas de Natal, confraternizações no trabalho e Reveillon, e justamente nesse fim de semana antes da corrida uma bateria de eventos sociais acabaram sendo verdadeiras tentações para o "projeto" correria e boca fechada, batizado de sobrinha e almoço - rodízio japonês com namorada - churrasco no domingo e ufa segunda feira... muita água e macarrão integral, bem ou mal, de forma ideal ou não estava pronto pra corrida.

Após ir dormir quase 1h da manha da terça feira dia 31 de dezembro (o calor e um campeonato de Fifa 14 com amigos não permitiram dormir antes), levanto mais do que disposto, animado as 6 e 30 da manha para até então o meu grande dia como "corredor".

Na companhia do Sr. José Luiz (meu pai), parceiro e STAFF de todas as corridas e da minha namorada que embora não seja grande fã de esportes muito menos de grandes aglomerações (como a que iriamos enfrentar), está ali, controversa mas apoiando o que penso que é o maior apoio que se pode ter, também porque ela sabe que a corrida deixou de ser apenas um esporte e passou a ser algo que REALMENTE gosto de fazer.

Percurso da 89ª São Silvestre
Vamos de carro até o metrô Butanta e de lá via linha amarela até a Av. Paulista. Tudo bem tranquilo até aí, alguns corredores uniformizados vão ajudando e formando um fluxo de pessoas que se você estiver com alguma dúvida acerca do caminho é só segui-los.

Quando saímos do subterrâneo na estação Trianom-Masp, já estamos no meio de tudo, um amontoado de corredores e o povo que procura o melhor lugar pra assistir ou que está acompanhando aos "atletas". Preciso colocar o numero do peito com alfinetes e o chip no pé, o nervosismo e a equipe de apoio da corrida que nos impedem de ficar por ali torna essa tarefa simples uma tensão bem maior do que deveria ser. 

Restam 30 minutos pra largada, ainda não aqueci nem alonguei, e percebo que não existem banheiros químicos por ali, na verdade nem preciso mas é sempre bom, um desencargo de consciência dar aquela ultima esvaziada no tanque... Alongo, salto, ainda timidamente não tendo nem espaço para trotar, mas o percurso será bem longo e usarei o começo da prova para um aquecimento lento e crescente, quero completar a prova e não disputar lá na frente com os quenianos.

Como metade de uma barra de cereal, tomo um pouco de bebida esportiva, fico um tempo mais no alongamento até que uns 10 minutos para a largada percebo que preciso ir ao banheiro. Desço dois quarteirões pra baixo da paulista até encontrar um banheiro, volto correndo já servindo como aquecimento até que reencontro com meus acompanhantes ao mesmo tempo que ouço a trilha de "Carruagens de Fogo", o locutor entusiasmado ajuda nesse momento de certa emoção; foi dada a alrgada! Me despeço fraternalmente de meu pai e minha namorada, quero dizer a eles através de um abraço, que sou muito grato por estarem ali comigo naquela hora, mas a partir dali, sei que a coisa será comigo mesmo, os meus 12 km confortáveis e outros 3 desconhecidos quilômetros que talvez possam por tudo a perder.

Correndo em direção a multidão que caminha em direção a linha de largada, percebo que ainda teria bastante tempo, pra ir ao banheiro, fazer um alongamento ou papear pra descontrair, na verdade quase vinte minutos até efetivamente passar a linha de início da prova e iniciar de fato a corrida. Enquanto os vários personagens que compõe a corrida de São Silvestre são anunciados ao passar pelo locutor da prova, outras faixas são lidas e mensagens enviadas. Sinto falta de não ter nenhuma faixa ou banner para aquele momento, talvez uma cartolina com uma declaração de amor ou pedido de casamento... Vai ficar para a próxima.

Começo a me lembrar de cada treino de cada quilometro percorrido, as subidas encaradas numa pequena simulação da prova em busca de alguma tranqüilidade. Ajusto o GPS do Runkepper e deixo pronto pra iniciar a cronometragem, até que percebo após alguns minutos que ele não está funcionando.
-Que bacana! Penso. 
- O ano todo me acompanhando me dizendo a que velocidade eu estava ou deveria estar, média de tempo, distância percorrida e agora quando mais preciso vou ficar na mão...
Reinicio o programa algumas vezes até que ele me acha no meio da multidão, agora faltam metros para a linha de largada e já solto meu cronometro enquanto inicio um trote leve, mais saltos do que trote... A minha primeira São Silvestre teve início...