Foi-se a Copa? Não faz mal. 
Adeus chutes e sistemas. 
A gente pode, afinal, 
cuidar de nossos problemas.

Faltou inflação de pontos? 
Perdura a inflação de fato. 
Deixaremos de ser tontos 
se chutarmos no alvo exato.

O povo, noutro torneio, 
havendo tenacidade, 
ganhará, rijo, e de cheio, 
A Copa da Liberdade.

Carlos Drummond de Andrade
Uma barata!!! Uma barata!!! Gritava Edgar com indignação.
-Terei de escrever um livro em que o personagem principal é uma barata, mais absurdo ainda que essa barata antes era um homem...

Não se conformava pois sabia que aquela ideia absurda depois de passada pelas suas mãos faria tremendo sucesso. Por outro lado menos mal que tal projeto era obra encomendada, os editores não haviam aprovado e tão pouco estavam dispostos a apostar naquilo. Mas era fato e doloroso, outro escritor que não ele estaria nas estantes das livrarias, na mão das pessoas no metrô e nos talkshows culturais.  E ninguém... ninguém saberia que Edgar Além Poeta era o real autor daqueles livros fantásticos que compunham as listas dos 20 mais vendidos.

Impossível eliminar o ego do trabalho, em meio a tudo isso era o que lhe aniquilava por dentro. Por mais que estivesse empregado, que seus textos fossem bons, comprados, lidos e realmente bons, contudo, o fato de seu nome não estar nas capas dos livros revistas, ou de sua página pessoal não estar “bombando” de likes, lhe tirava a paz. 
Talvez... bem, beeeeem da verdade não era o ego o status de escritor famoso, Pop Star que Edgar perseguia agoniado. O que lhe causava maior tormento era não participar das fagulhas de idéias que explodiam para iniciar aquelas histórias.

Se o seu texto era tão bom ao dar continuidade aqueles briefings, porque não deixá-lo produzir por completo um novo romance policial dentre os vários que ele já tinha rascunhado?
Ao final Edgar acabava se apaixonando por aqueles personagens que só no meio desse novo relacionamento lhe lembravam:
- Ei!!! Eu não sou teu!!!

E lá se iam como uma noiva que prestes a casar partia para as mãos de outro, numa dolorosa noite de núpcias.  Aquele novo job iniciava assim:

"Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de inseto."

Lançado pela Editora Incomum o livro "O Menino Susto e outras histórias de terror para crianças. No livro o autor Ygor Moretti Fiorante conta histórias baseadas nas lembranças de sua infância. Um tempo em que as crianças brincavam mais nas ruas ou com outras crianças, um tempo em que a imaginação era algo primordial para toda a diversão acontecer…


Neste livro pais e filhos poderão desfrutar de histórias que lhes apresentaram um novo mundo ou lhe farão lembrar com saudade de seu tempo de criança.
Personagens como o Saci, amigos imaginários, bicho papão e muitos outros estão presentes nas páginas do livro, com uma leitura fácil e divertida… Esqueça livros de Vampiros, Zumbis, Drácula, Alienígenas... O Livro mais "assustador" do ano chegou...
A Editora Incomum aposta em novos talentos, escritores independentes e histórias inovadoras. Para adquirir o livro entre no site editora, veja esse e outros títulos lançados por lá.  
O Livro conta com 52 páginas, ilustrações feitas pelo próprio autor, capa e orelha além de uma luva temática que protege o livro. Valor da venda R$17,00 com frete incluso.


Em "Ajuste de Contas" o diretor Peter Segal narra a trajetória de duas lendas do boxe que sempre mantiveram uma grande rivalidade dentro e fora dos ringues. Após duas duras lutas com uma vitória pra cada lado Henry "Razor" Sharp (Sylvestre Stalone) e Billy "The Kid" McDonnen (Robert de Niro) tentam se esconder dos tempos de fama e glória que viveram no mundo do boxe. Enquanto Razor se esconde numa siderúrgica e ocupa a mente com esculturas de "ratos de metal", Kid vive entre seu bar e a concessionária de carros, indignado por nunca ter tido a terceira luta contra Razor, luta que segundo ele mostraria quem de fato era o melhor entre os dois.

Quando um oportunista agenciador de lutas propõe aos dois que participem de uma espécie de luta virtual para um novo video-game, a guerra entre os dois vem a tona, e o que era pra ser apenas no mundo virtual surge como uma tremenda necessidade do derradeiro ajuste de contas.

Até aqui nada de novo, se esses lendários pugilistas não estivessem a muitos anos aposentados. Neste ponto a presença de Stallone e de Niro dá muito mais força aos paradigmas que o longa vai trabalhar sempre pontuando e confrontando o velho e o novo, o tradicional e o moderno, num ritmo bastante leve e cômico como de costume para a carreira do diretor com filmes como: Tratamento de Choque, Golpe Baixo, Como se fosse a Primeira Vez e outros.

Os próprios atores são "vitimas" desse "deboche" em claras referências a série Rocky e a Touro Indomável que Stallone e De Niro ficaram marcados respectivamente. Com essas escolhas o diretor Peter Segal acerta a medida de não levar-se tanto a sério e por outro lado não entregar um trabalho ingênuo ou despretensioso demais, vale a pena conferir!




No final da crítica de "O Vencedor" (2010) que escrevi para o Cenas de Cinema, digo que tal filme foi um ponto fora da curva na carreira do diretor David O. Russel. Pois bem, "Trapaça" (2013) consiste num novo ponto "fora" da curva de uma carreira que agora se mostra consistente e interessante.

Da mesma forma que em "O Vencedor", "Trapaça" indicado a dez Oscars possui um roteiro cheio de camadas, além de reviravoltas que o diretor mais uma vez soube direcionar muito bem, num ritmo constante que mantém o climax da história sempre em evidência.

Christian Bale é Irving Rosenfeld, um sujeito que depois de uma infância difícil, decidiu que ele mesmo seria responsável por seus ganhos e negócios. Dono de uma pequena rede de lavanderia, pratica pequenos golpes vendendo quadros falsificados. Quando conhece Sydney Prossser (Amy Adams) a atração entre os dois é imediata, embalados pelo som de Duke Ellington igualmente admirados pelos dois, nasce um romance e uma nova parceria de negócios e trapaças. O sucesso nos negócios também é instantâneo, até que Richie DiMaso surge no caminho da dupla. 

Richie um agente do FBI disfarçado que após desmascarar Irving e Sydney irá obriga-los a aplicar golpes em políticos e mafiosos "a serviço" do FBI. Nesse clima já tumultuado em que Richie parece viver um certo affair com Sydney criando um tempestuoso triangulo amoroso, surge Rosalyn (Jennifer Lawrence), esposa descontrolada e barraqueira de Irving. 

Neste cenário, com esses importantes personagens em interpretações riquissimas do quarteto é que se desenrola toda a trama de "Trapaça", nos bastidores, à margem de políticos corruptos e de todo o "glamour" da máfia é que Irving e cia tentarão conquistar o seu quinhão.
Os personagens são ricos e complexos, vigaristas com crise moral e conflitos internos. Para dar vida a esses personagens o figurino enfatiza a caracteristica de cada tipo, roupas, penteados, maquiagem e a música das discotecas sempre presente.  Christian Bale mais uma vez além de uma grande interpretação aparece em mais uma impressionante transformação física como já virou costume em sua carreira. Aqui, "careca-cabeludo" e com uma bela barriga para ostentar.

Jeremy Renner faz uma boa participação como um prefeito em meio a escusas negociações e Robert de Niro também numa rápida e  interessante participação como um mafioso vivido e astuto. Trapaça marca a repetição das parcerias do diretor com os atores, desde Badley Cooper, Robert de Niro e Jeniffer Lawrence em "O Lado Bom da Vida" à Christian Bale e Amy Adams em "O Vencedor" e agora em "Trapaça". 

Mais do que boas escolhas o diretor mostras que sabe lhe dar com grandes nome e tirar deles grandes momentos frente a câmera.


...enquanto olhava sua vítima ainda deitada tentando se recompor do golpe, ajustava o silenciador no cano da arma. Calmo, sem desespero sabia que ela jamais sairia dali. Passou a mão na boca que lhe parecia inchada por causa do soco que tomara, a mancha de sangue que lhe veio na mão lhe confirmou toda a raiva, todo o motivo para terminar com aquilo...com gosto.

Bom dia Edgar!!! Trabalho pra você, reunião amanha aqui no escritório, só para você se acostumar a idéia é mais um romance um romance histórico, sobre uma mulher indignada com seu casamento, tentando mudar o curso de sua vida, até que comete um adultério, é o que vai causar todo o reboliço da trama, tendeu?

Bjs e até amanha!
PS: Não se atrase o cliente parece bem metódico... chato mesmo! 
PS2: Ainda não tive tempo de conversar com o Roberto sobre o seu original, mas prometo essa semana tentarei algo.