Baseado no livro escrito pelo próprio Chris Kyle, o diretor Clint Eastwood reconta em “Sniper Americano”, a trajetória do atirador de elite em 4 temporadas no Iraque. Temporadas que deram a Kyle o título de lenda do exército americano, responsável por mais de 100 terroristas abatidos.

Nas mãos de Eastwood a biografia teve preservada toda a complexidade do personagem e os diversos temas presentes na história, não se limitando a tiros e “fogos de artificio”. Nessa mesma toada o ator Bradley Cooper que também produz o longa, tem mais uma boa aparição na telona, mais uma vez incorporando física e gestualmente o personagem.

A temática do longa, vai além da guerra, questões políticas ou simplesmente o retrato da ação e dos acontecimentos. Foca muito mais na trajetória do homem e na construção do mito ao passo que indivíduo vai se desintegrando, fomentando a luta “marido e pai”, travam para coabitar o mesmo lugar com o “soldado e herói” de guerra.

No entanto a questão mergulha um pouco mais a fundo, pois Kyle, não se vê como herói, e muito menos como um privilégio seu status e poder. Em sua visão tudo não passa de obrigação que ele tem não só com o país que aprendeu a amar desde criança, mas com seus compatriotas, cidadãos americanos e principalmente seus irmãos de guerra.

Para distorcer essa estátua de semideus quase patética de um estereotipado herói americano, a premissa do roteiro de Jason Hall, parte do princípio de que é impossível deixar a guerra e as atrocidades vividas em campo de batalha sem nenhum arranhão. Dessa forma observamos que mesmo na segurança de seu lar, entre familiares, Chris Kyle jamais deixou a guerra e por conseguinte nunca foi abandonado por aqueles fantasmas e sombras.



É nesse momento em que Sniper Americano ganha força, diferente das produções que detratavam os horrores e errôneos motivos da guerra do Vietnã, os longas produzidos a partir do 11 de setembro vão de encontro a cena macro do ser, muito menos o soldado e mais o ser humano, lembrando rapidamente; “Guerra ao Terror” 2008 e a “A Hora mais Escura” 2012.
No elenco podemos nos ater a dupla Bradley Cooper (Chris Kyle) e Sienna Miller (Taya Kyle sua esposa).  Que guardadas as devidas proporções rumam para direções opostas. Quando o que há de humano e sensível em um vai desaparecendo, no outro vai florescer a força e o sofrimento da mulher e mãe que se vê a maior parte do tempo sozinha com os filhos, chegando ao ponto de em dado momento suplicar a Chris: “volte a ser um humano”.

O roteiro desde o início deixa claro toda essa complexidade de personagens e trama, logo de cara vemos Kyle em ação com uma mulher e um menino em sua mira de seu rifle, eles carregam uma espécie de granada e partem em direção a um grupo de soldados norte-americanos. Já nesse clímax inicial há um corte para a infância do atirador quando ele aprendeu a dar seus primeiros tiros, sob supervisão do pai que desde aquele tempo inseria na mente de seus filhos a teoria sobre os três tipos de pessoas, os lobos, que fazem mal o mal, os cordeiros, que sofrem esse mal sem poder fazer nada e os cães pastores que cuidam dessas pessoas? Dessa maneira entre as idas e vindas do personagem à zona de guerra, o roteiro contrapõe esses dois espaços distintos que no entanto, tentam a impossível tarefa de coexistir ao mesmo tempo e com a mesma importância.

Mas nem só dessas locomoções é que o roteiro se serve para percorrer toda a história, assim como no primeiro exemplo da infância de Kyle, outros flashbacks são interpolados para de certa forma ajudar na construção do personagem.

Chris Kyle na vida real

A direção de arte e fotografia faz uso de grandes planos e tomadas aéreas, tons claros entre um céu azul e limpo contrapõe-se ao clima seco arenoso dos desertos e das locações no oriente médio, onde acontece todas as cenas de ação.


Com esses atributos e escolhas técnicas Sniper Americano teve 6 indicações ao Oscar 2015 e superou todas as bilheterias de 2014. Trata-se por fim de um interessante trabalho do experiente diretor Clint Eastwood e do ator Bradley Cooper que se mostra cada vez mais seguro com personagens densos e complexos. Fica no entanto, um alerta sobre a produção, principalmente nos momentos em que o discurso de heroísmo acima das polemicas discussões sobre o indivíduo e a guerra, como se uma espessa nuvem pairasse no ar sem ter coragem de tachar ou mesmo discutir o heroísmo e nobreza do personagem principal versos patriotismo e cegueira ideológica pouco abordada como se nem mesmo fosse uma opção de interpretação para o público.
Ilustração de Leandro Bulkool

Não Alcalóide


Sem saber da existência do fantasma
de Gene Kelly, permaneço abaixo de gotas
que nem desconfiam de ritmo ao cair e explodir
na testa franzida.

O escuro, o silêncio, são todas formas,
são vidas esquecidas.
Uma mulher esperava na sala,
roubava-me a paciência,
mastigava consciências e fazia bolas azuis de chicletes.

Um abajur a olhava, a luz tinha gosto de hortelã.
Alguns quadros eram pintados,
e visões mudas eram ignoradas,
um grito necessitava ser gritado,
ganhava uma complexidade orgânica,
e tinha a altura como fundamento.

Noutro canto a alegria temia sua denúncia,
mas os tecidos mais que células,
evoluções menores que os órgãos esperavam,
esperavam as conquistas humanas,
o estigma das máquinas.

Mas a noite chegava, jamais faltava,
rios de culturas gastronômicas nos ligavam
ao oriente, gotas de Samurai despencavam do ar.
Cada susto aguardava por de trás da porta.

Mais um projeto concluído pela Capitular Design, Projeto Gráfico da capa e contracapa do livro Símbolos da Essência e do Caminho de Jefferson J. JR.
A idéia era alcançar algo que fosse limpo mas ousado ao mesmo tempo, que uni-se o clássico com o moderno, e que de  uma forma bem importante deixasse a mensagem de diferentes caminhos de diferentes oportunidades e escolhas, camadas, imagem por de trás da imagem, contextos inerentes e implícitos em outros contextos.

Sendo assim foi utilizado apenas uma pequena parte da imagem, limitando essa a moldura numa parede branca, lisa, junto de fontes levemente serifadas que remetem a elegância e ao clássico ao mesmo tempo.

O livro pode ser encontrado no Amazon, Abaixo resenha do livro:

Pode-se dizer que este livro é de prosa em verso. O que há em si de poesia se une à filosofia, à transcendentalidade, ao autoconhecimento.
Às vezes, partindo de pequenos eventos cotidianos, se chega a noções e entendimentos amplos sobre aspectos: da psicologia humana; das leis da natureza; de fagulhas da lógica que conduz a vida.
Essa compreensão não é forçada nem resultado de um ramo do saber específico, especializado. A captação do incomum, de um significado por trás dos eventos, surge justamente no momento em que áreas distintas do conhecimento são sobrepostas.
São símbolos sutis, que vamos aprendendo a enxergar à medida que alguns deles nos são apresentados e, principalmente, a partir do instante que começamos a nos interessar em percorrer este caminho.

Escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore. Baaria é uma das maiores produções do cinema italiano (no quesito financeiro), dirigido com a segurança de quem conhece o ofício. Tecnicamente perfeito… E mesmo assim, Baaria, filme do aclamado diretor de “Cinema Paradiso”, não convence. Fica preso em seus próprios maniqueísmos. O preciosismo de Tornatore tornam-se, neste longa, não mais que manias, repetições e clichês usados de forma oportunista.


A grandiosa história de Baaria reconta décadas importantes da Itália, período da guerra e do pós guerra, assim como as transições políticas e a luta do partido comunista. Assim, participaremos da trajetória de Peppino Torrenuova e toda a sua saga, desde a sua infância ao conhecimento do amor, a construção da família e a carreira politica. Baaria parece englobar todas as outras histórias contadas pelo diretor em seus outros filmes, a paixão pelo cinema, personagens folclóricos (para não dizer lunáticos), a politica e o amor sempre influenciando e impulsionando as decisões dos personagens, as lembranças nostálgicas e um certo teor autobiográfico, quase explícitos.

Contudo, elementos que são responsáveis por filmes inesquecíveis, como “Cinema Paradiso”, “Malena”, “Estamos todos Bem”, e “O Homem das Estrelas”, juntos e misturados em Baaria são dissolvidos nos 150 minutos do longa o que por diversas vezes o torna cansativo.

Qualquer tentativa de definir Baaria parece ser um paradoxo, pois se o fato de Giussepe Tornatore não conseguir reinventar-se ou atingir outros patamares indica certo desapontamento, por outro lado, a poesia continua presente no trabalho do cineasta, poesia acentuada com a parceria de Enio Moricone na trilha sonora promovendo ainda grandes momentos para o cinema. 

Publicação Original no Cinecult do O Cinemista
Sketchbook de quem não sabe desenhar

Deu uma passadela com os olhos na manchete porque a matéria era muito longa. 
Preferiu o resumo e antes a resenha porque a obra era longa demais.

Tomou veneno, porque subir ao 30º andar demoraria demais, porém, enquanto engasgava com o líquido, sentia falta de ar, espasmos e dores pelo corpo, arrependeu-se, pois a queda seria de fato, muito mais rápida.
Correu 5 KM porque não cabia em sua rotina treino pra maratona.

Contudo, diante de todos os tropeços e fracassos, não explodiu, embora quissesse ser uma granada em fagulhas. Outro dia com o humor um pouco mais afetado, desejou ser uma bomba de Napalm ou nitroglicerina líquida distribuída nos rios da cidade. Independente do que fosse, não teria tempo pra juntar os cacos e por isso, preferiu ficar avançar ao estágio de zumbi, porque não tinha tempo para o velório nem as burocracias do necrotério.

Escreveu um haicai porque nem poesia ou soneto tinha tempo, nenhuma rima em suas frases a não ser as acidentais, nem conto, nenhuma história para contar, nem romances ou enlaces eram comportados pelas horas daqueles dias.

A História da República Romana, de Henrique Modanez de Sant'Anna, lançado pela Editora Vozes. Esse foi o primeiro projeto da Capitular Design para a Editora Vozes. O desafio aqui era ir além das referências que surgem quase que automaticamente quando se fala em Roma Antiga. Porém detalhe, na república romana não existiam ainda os grandes coliseus, ou ao menos não era ainda conhecidos ou tão importantes como mais tarde seriam.

A águia e a sigla SPQR "Senatus Populusque Romanus" são símbolos bastante significativos da República Romana, a frase acima pode ser traduzida por O Senado e o Povo Romano.

Outro ponto importante que permeiou todo o processo de trabalho, é o público alvo desse livro, mais destinados a leitores academicos e não o público em geral, que por ventura pode ou não se interessar pelo tema.

Resenha do livro, já disponível no site da editora e em outras lojas virtuais e livrarias. 

Situada entre a diplomacia e a violência, a história da República romana testemunhou grandes realizações e infortúnios, oferecendo ao homem antigo material suficiente para o registro de suas percepções sobre o mundo no qual se via inserido. Este livro representa um esforço de síntese e análise dos eventos mais importantes dessa história, de modo a levar o leitor a pensar criticamente sobre ela. A estratégia didática adotada passa pela apresentação de conteúdo factual suficiente para a reflexão sobre questões históricas fundamentais, sempre baseando os argumentos no que pode ou não ser extraído das fontes. Temas centrais foram, assim, abordados por meio de informações amiúde específicas, mas tal nível de especificidade não tem a função de confundir o leitor, e sim de convidá-lo a pensar com o maior arsenal de evidências possível.


Duas tentativas de fazer uma descrição de personagem, escolhendo palavras de uma área específica como adjetivos para descrição. 

Texto I

No reflexo do espelho tentava identificar o GRID em que foi baseado a construção de seu rosto. - Talvez modular. Pensou, buscando explicações para cada um daqueles elementos bem destacados, respeitando um alinhamento justificado que deixava tudo bem ajustado porém, fazia também com que olhos e bocas parecessem esticados. Com o cabelo tentava quebrar a monotonia de toda aquela harmonia, provocando contrastes com suas linhas finas e contornos desiguais. Mesmo assim, o layout do seu “cartão de visita” era aquele, normal, que no entanto, aos prestarmos mais atenção encontraríamos diversas irregularidades, constatando que a assimetria da natureza reinava por ali. Mais poderosa até que a proporção áurea que coexistia nos melhores trabalhos gráficos, baseados em briefing bem descritos. 
- Ah se pudesse usar os filtros do Photoshop, ferramenta clone para limpar espinha, Blur, Radlaby, Sponja e outras ferramentas para amenizar sardas e manchas da pele. Lamentava num pensamento silencioso e estridente dentro de sua cabeça. Contudo, em relação a sua palidez e a cor de seus cabelos, aqueles pequenos pontinhos magentas completavam a tríade em sua paleta de cores.

Mas não só os programas gráficos poderiam dar jeito em sua pessoa, pois seus gestos e movimentos eram itálicos e sua voz minúscula. Sonhava com o dia em que suas frases fossem formadas por fontes bold e tivessem o peso de palavras em CAPS LOCK, mas que fossem também belas e únicas como uma tipografia baseada em movimentos de pincel.

De todo modo precisaria de muito mais esforços e um redesenho de seu logotipo. Como primeira ação deveria largar aquelas roupas e o habito de vestir-se sempre em tons de cinza, para mergulhar no mar da possibilidades CMKY, retocar a tatuagem como um verniz localizado para assim comunicar-se, ser inserido no mundo onde ultrapassariam sua carcaça, capa e contracapa atraindo assim todos ao seu redor para conhecer os tesouros de seu verdadeiro conteúdo.


Texto II


Tinha os olhos dum azul mais do que artificial, numa escala industrial de CMKY, sendo composto por 92% de Ciano, 71% de magenta, 0 Yellow e 0 black. Era a formula “mágica” que deixavam aqueles olhos tão lindos e desconfortáveis de encarar frente a frente.

O rosto num grid modular tinha cada elemento bem destacado, boca, olhos, nariz e todas as outras partes da face sem nenhum conflito, no máximo no contraste desejado para um layout perfeito, clean e legível.

O tom de pele perfeito tratado em photoshop, ferramente clone, filtros de instagram, deixavam até mesmo as sardas como a terceira parte da tríade de cores, essa destinada aos detalhes, eram verniz localizado aplicado ao rosto.

Em contraste a todo esse equilíbrio estético, quando se movimentava revelava um caminhar itálico, devido a um problema de nascença na cintura. Também por conta disso, seus gestos eram minúsculos, um manuscrito tremido e atabalhoado, que não deixavam transparecer sua confiança e personalidade segura, forte, Bold.

Dessa forma com todos esses constrastes, entre uma bela capa e uma surrada contra-capa, poucos davam-lhe oportunidades, folheavam suas páginas e alcançavam seu real conteúdo, distribuído em estrofes e capítulos sedentos de visitação.


Sim é possivel alugar filmes no You Tube!!! 
Isso acontece já a algum tempo mas nem todo mundo sabe, e por mais curioso que seja nem o próprio canal explora essa ferramente com publicidade e divulgação. No entanto, nos dias de hoje com cada vez mais canais online de locação e compra de filmes e séries, o You Tube também está nessa briga e aparece com uma ótima opção para cinéfilos e apreciadores da sétima arte.

Com valor que varia de R$3,90 para filmes mais antigos a R$6,90 e R$29,90 para lançamentos, os títulos podem ser acessados através de computadores e smartphones na aba FILMES do site. Feito a compra, o título poderá ser visualizado em Smart TVs, Computadores, Tablets, Smartphones e outros dispositivos como por exemplo o Xbox. 

Detalhe! Para fazer a compra é necessário estar logado em sua conta do You Tube ou google, escolher a forma de pagamento, débito em conta ou cartões de crédito. Depois acessar a aba MINHAS COMPRAS, e assistir quantas vezes desejar. 

Vale lembrar que como toda locação o tempo é de 48 horas, e por enquanto não são todos os dispositivos que permitem fazer a compra. No Xbox por exemplo ou smart tv, você não consegue fazer a transação, mas acessar o que já foi adquirido através de Pcs, ou celulares.

Muitos filmes, seriados e outros vídeos são carregados pelo usuários e disponíveis gratuitamente no canal, porém, se em partes encontramos verdadeiras pérolas e relíquias cinematográficas, por vezes a qualidade de som e imagem em certos casos deixa a desejar. Com o canal de locação do You Tube, o público tem acesso a um vasto catálogo tanto de filmes antigos quanto das produções mais recentes. Por se tratar de um site altamente conhecido e já familiar para os internautas, o You tube filmes pode sim ser uma boa opção para uma tarde de cinema no sofá, ou na cadeira do computador, no metro através do celular, tablet, videogames, monitores, etc etc etc...