/
0 Comments


















TREM DA VIDA


"Trem da Vida" filme francês de 1998, é uma apologia à vida e uma comédia profundamente humana, em contra partida, é também uma crítica a humanidade. Por sua vez, a crítica está contida, expressa numa sátira aos desenganos e confusões dos homens.
“Trem da Vida” do diretor Radu Mihaileanu, conta a história de um vilarejo judeu localizado na Europa Ocidental. O ano é 1941, Shlomo o “louco” da comunidade chega esbaforido com a notícia de que os alemães se aproximam. Assim é formado um conselho para definir o que será feito. No entanto, o melhor plano é articulado pelo próprio Shlomo, a estratégia escolhida é simular um trem nazista levando judeus deportados, e com isso chegar em segurança à “terra prometida”.
Para isso, parte da aldeia é escolhida para fazer o papel dos alemães, utilizando a arte dos alfaiates judeus, eles produzem o uniforme do exército e um traje do alto escalão nazista. O restante das pessoas fará a vez dos judeus, e assim eles seguem viajem, num trem custeado pelas economias dos aldeões, no comando de um maquinista improvisado.
Em meio a viagem uma revolução entre os judeus faz surgir a dúvidas no povoado, um grupo que se auto-intitula comunistas se rebela contra os "nazista" os acusando de autoritarismo tal qual os verdadeiros nazista. Mais a frente, bloqueios alemães testam os nervos e a capacidade dos “judeu-nazistas” driblarem o inimigo e seguir viagem rumo a tão esperada liberdade.
Nessa viagem vemos a dificuldade e a capacidade dos homens de conviver com suas diferenças. São situações tratadas sempre com humor e beleza ostentando a simplicidade e a verdadeira essência da vida.
O elenco feito de atores sem grande prestígio demonstra segurança e tranqüilidade no desenrolar da história, e mostra uma enorme capacidade de acompanhar o ritmo do longa variando entre momentos cômicos e outros mais tensos, sem no entanto, utilizar de métodos caricatos na criação dos personagens.

Ygor MF


Ficha Técnica
Título Original: Train de Vie
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento (França): 1998
Direção: Radu Mihaileanu
Roteiro: Radu Mihaileanu

Elenco:
Lionel Abelanski (Shlomo)
Rufus (Mordechai)
Clément Harari (Rabino)
Marie-José Nat (Sura)
Agathe De la Fontaine (Esther)
Bruno Abraham-Kremer (Yankele)
Michel Muller (Yossi)
Bebe Bercovici (Joshua)
Mihai Calin (Sami)


Premiações- Ganhou o prêmio de Melhor Primeiro Filme, no Festival de Veneza.-
Recebeu 2 indicações ao César: Melhor Roteiro e Melhor Revelação (Lionel Abelanski).-
Ganhou o prêmio de Melhor Filme de acordo com o público no Sundance Film Festival.-
Ganhou o prêmio de Melhor Filme de acordo com a crítica e com o pública na Mostra Internacional de São Paulo.-
Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.


You may also like

Nenhum comentário: