/
9 Comments

ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO


Em “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto”, Philip Seymour Hoffman é Andy Andrews, um executivo cercado por problemas financeiros, viciado em drogas, que assiste a ruína total de sua vida. Seu irmão mais novo, Hank (Ethan Hawke) tem sua vida estagnada e seguindo o mesmo rumo do fracasso. Diante deste cenário triste e sem esperanças, Andy traça um plano para tirar ele e seu irmão da forca. Trata-se do roubo a uma joalheria onde Andy já tomou conhecimento de toda a rotina do lugar e das boas possibilidades da operação. O detalhe é que o lugar é nada mais do que a joalheria de seus pais.
Sendo assim está vetado o uso de armas ou qualquer tipo de violência, o plano é perfeito e um possível e futuro peso na consciência dos assaltantes será diminuído já que, os “donos” do lugar possuem seguro. Desta forma, todos saíram ganhando, segundo as teorias de Andy.
No entanto, nada sai como o combinado, Hank inclui um terceiro personagem no roubo, tão despreparado quanto ele que acaba sendo morto durante o assalto e dispara um tiro contra Nanette (Rosemary Harris) a mãe dos “garotos”, gravemente ferida, passa a viver somente com a ajuda de aparelhos.
Após todos esses insucessos, os irmãos Andy e Hank, terão de traçar um plano melhor ainda para que não sejam descobertos, tendo ainda de conter o arrependimento e lhe dar com a culpa da morte da mãe. As coisas ficam cada vez mais complicadas Charles (Albert Finney) inicia uma busca dos assassinos de sua mulher para então vingar-se, sem saber que na verdade está atrás de seus próprios filhos.
O diretor Sidney Lumet em “Antes que o Diabo Saiba...” volta ao contexto de um mal sucedido assalto, no entanto, ao contrário de “Um dia de Cão” (1975) trabalho pelo qual foi indicado ao Oscar daquele ano, em seu mais recente trabalho as pretensões do diretor cerca um contexto menor mas não menos complexo que as várias questões do longa de 1975 onde entre outros aspectos o papel da imprensa foi questionado. “Antes que o Diabo...” mostra a decadência familiar presente em nossa sociedade, o total atropelo de valores que ultrapassam laços antes sagrados entre pais e filhos.
As reações dos personagens diante das circunstâncias, são de certa forma previsíveis, levando em conta a visão seca e descrente que o diretor tem dos personagens. Porém é a instabilidade dos personagens e os conflitos que vão vindo à tona que ganham maior importância diante da própria história. O roteiro é construído com várias idas e vindas na cronologia da história, essas constantes movimentações no roteiro, enfocam a importância de cada personagem e demonstram seus respectivos caminhos até o principal acontecimento do filme, a partir daí, a seqüências da história é baseada nas conseqüências de cada e ação.
Com um elenco inspirado, além de Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke, Albert Finney, Rosemary Harris e Marisa Tomei estrelam esse trabalho contundente, um drama perturbador repleto de sarcasmo bem próximo da realidade.

Ygor MF
Ficha Técnica:
Título Original: Before the Devil Knows You're Dead
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Kelly Masterson
Fotografia: Ron Fortunato
Elenco:
Albert Finney (Charles)
Arija Bareikis (Katherine)
Paul Butler (Detetive Barrett)
Leonardo Cimino (William)
Alex Emanuel (JP)
Jack Fitz (Arthur)
Rosemary Harris (Nanette)
Blaine Horton (Justin)
Sarah Livingston (Danielle)
Brian F. O'Byrne (Bobby)
Aleksa Palladino (Chris)
Amy Ryan (Martha)
Michael Shannon (Dex)
Lee Wilkoff (Jake)
Megan Byrne (Enfermeira)


You may also like

Postar um comentário