/
2 Comments

O Homem Elefante – de David Lynch

Lançado em 1980, “O Homem Elefante” de David Lynch, conta a história de John Merrick (John Hurt), portador de uma rara doença que lhe deformou todo o rosto e corpo. John era exibido em um circo como uma aberração, apresentado como “O Homem Elefante”. Mesmo sendo a principal atração do lugar, sofria diversos maus tratos, tanto vindo do público quanto principalmente do dono do circo.
O calvário de John parece ter fim quando é descoberto pelo doutor Frederick Treves (Anthony Hopkins), que comovido e intrigado com tal situação o leva ao hospital onde este terá cuidados especiais. Além de proporcionar dias melhores ao paciente e tirá-lo de condições sub-humanas de vida, Treves tenta desvendar o enigma que se constrói ao seu redor, pois mesmo tendo uma aparência monstruosa, Jonh Merrick possui um coração e um refinamento intelectual de rara qualidade que vai sendo descoberto ao passo em que a amizade entre os dois cresce.
Jonh vai conhecendo um mundo que antes lhe era negado, e em seu caminho conhece o lado mais obscuro e mais nobre do ser humano, os gestos mais atrozes e mais dignos lhe são direcionados. No entanto, John Merrick mostra-se a antítese de tudo que se espera dele a partir de sua imagem, uma lição absoluta sobre dignidade, é dessa forma que o “Homem Elefante” mostra-se supra-humano, dono de uma vontade inabalável de viver, assim como uma sabedoria que lhe faz alcançar de forma incólume a verdadeira beleza da vida.
O filme é baseado em fatos reais, uma história ocorrida na Inglaterra nas ultimas décadas do século 19 mesma época em que outro personagem lendário percorria as ruas de Londres, Jack o Estripador. O longa é todo filmado em preto e branco, o que dá maior carga dramática as cenas, com isso, Lynch executa a trama entre um conto de fadas e um retrato cruel e realista da alma humana.

Recebeu 8 indicações ao Oscar; Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (John Hurt), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição e 4 indicações ao Globo de Ouro; Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (John Hurt) e Melhor Roteiro.
Ficha Técnica:

Título Original: The Elephant Man
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1980
Direção: David Lynch
Roteiro: Christopher De Vore, Eric Bergren e David Lynch, baseado em livro de Sir Frederick Treves e Ashley Montagu


Elenco:
Anthony Hopkins (Dr. Frederick "Freddie" Treves)
John Hurt (John Merrick)
Anne Bancroft (Sra. Kendal)
John Gielgud (Carr Gomm)
Freddie Jones (Bytes)
Hannah Gordon (Anne Treves)
Helen Ryan (Princesa Alex)
John Standing (Dr. Fox)
Lesley Dunlop (Nora)
Phoebe Nicholls (Mãe de John Merrick)
Michael Elphick
Wendy Hiller


You may also like

2 comentários:

Pink O disse...

Cadê a cobertura do Oscar?

Pink O disse...

O blog morreu?