/
0 Comments

Lançado entre as comemorações que marcaram o centenário do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, o documentário “O poeta das Sete faces” do diretor Paulo Thiago retrata a vida de modo geral do mineiro de Itabira. O poeta e seus primeiros escritos, os confrontos por causa da poesia e amizades com outros vultos da literatura brasileira, o funcionário público, o Pai e Avô e Marido Drummond, além do Carlos Gauche, discretíssimo, que influenciava e era influenciado por aquele contexto histórico de constantes transições políticas e culturais.
No documentário os poemas de Drummond são interpretados por diversos artistas, musicados passando de corais a cantos líricos, filmes, jogo de imagens até um reggae de Samuel Rosa, vocalista da banda mineira Skank.
Amigos, críticos e outros poetas deixam o seu parecer sobre o poeta apontado diversas vezes como um dos maiores não só do Brasil como também da cultura ocidental. Podemos ouvir algumas declamações feitas pelo próprio poetas, além de entrevistas e outros casos encenados pelo ator Carlos Gregório.
Através das diversas fases do poeta, Paulo Thiago vai demonstrando com clareza e dinamismo sem ser vago ou complexo demais. O Drummond modernista, o Drummond da memória, da infância e de Itabira. Soube como poucos ser o poeta de seu tempo e caminhar junto deste sem se fixar a nenhuma época especifica. O poeta introspectivo e político, filosofo e humorista.
Sem grandes pretensões, o documentário se limita ao viés didático, com uma linguagem bem próxima de TV(veículo para o qual foi primeiramente projetado), informa e ilustra mas não define, dá a possibilidade de interpretações e a apreciação da obra do poeta tanto para admiradores, curiosos estudantes e outros que queiram arriscar no mundo dos documentários. Ygor MF 14/02/2006Ficha TécnicaTítulo Original: Poeta de Sete FacesGênero: DocumentárioTempo de Duração: 94 minutosAno de Lançamento (Brasil): 2002Site Oficial: http://www.carlosdrummondofilme.com.br/Estúdio: Vitória Produções Cinematográficas Ltda. Distribuição: RiofilmeDireção: Paulo ThiagoRoteiro: Paulo ThiagoProdução: Gláucia CamargosFotografia: Guy GonçalvesEdição: Carlos BraisblatElencoCarlos Gregório (Carlos Drummond de Andrade)Pedro Lito (Carlos Drummond de Andrade - jovem)Othon BastosLeonardo VieiraCláudio MambertiNildo ParentePaulo JoséRenata FariaAntônio CalloniAna Beatriz NogueiraLuciana BragaPaulo AutranCristiana PereiraJulia Lemmertz (Narração)Antônio Grassi (Narração)


You may also like

Nenhum comentário: