/
6 Comments

GANGSTER

Com direção de Ridley Scott e a presença de Denzel Washington e Russell Crowe, American Gangster conta à história do império do tráfico comandando por Frank Lucas (Denzel) em plena Nova York do início dos anos 70. Frank, aprendiz de outro grande gangster, aproveita a morte de seu mentor para tomar a frente dos negócios. A partir daí inicia um projeto audacioso que o levará ao Vietnã em plena guerra, em busca de matéria-prima para a produção de uma mercadoria mais pura do que a comercializada em Nova York. Assim com um produto e um preço melhor, seu negócio passa a frente dos demais concorrentes, desbancando inclusive a máfia italiana. Rapidamente Frank se torna o nome do tráfico de drogas, dando início à construção de um verdadeiro império.
Na contramão dessa avalanche está o implacável e incorruptível detetive Richie Roberts (Russell Crowe), um sujeito que tem sua carreira marcada por ter recusado 1 milhão de dólares e fazer parte de um esquema de corrupção dentro da polícia. Richie agora está a frente de um forte investigação para desmontar os grandes fornecedores de Nova York. É nesse caminho que os dois personagens se encontrarão.
A atuação da dupla (Denzel, Russel), é bastante convincente, enquanto Frank Lucas é um homem do crime, frio e impiedoso, Richie é um detetive honesto, mas que tem a vida pessoal fracassada. Os dois, porém, em mundos diferentes, em lados opostos do campo de batalha, são, a medida do possível homens detentores de princípios, moral e honra. Tal característica empregada a personagens de lados opostos, quase beira uma certa ingenuidade, uma desconfiança por estar se fazendo de um policial sem respeito e um traficantes heróis. Mas não há tal tentativa, não há a mensagem uma moralizadora, que representada por esses seria piegas e fracassada. Nem mesmo a guerra do Vietnã é utilizada para fins morais, ao contrário, é através de tal guerra e principalmente dos bastidores dessa que todos os álibis são desfeito, deixando de forma mais evidente que a corrupção e a total degradação de valores caminha inerente ao ser, independente de onde e como esteja.
American Gangster é baseado em fatos reais, a reconstrução de Nova York dos anos 70 e todo o clima de depressão que contaminava sobre tudo os americanos das classes menos favorecidas é muito bem reconstruído. O diretor Ridley Scott conduz muito bem o roteiro de Steve Zaillian, consegue apropriar-se e executar juntamente o que há de real na história com elementos necessários em um longa metragem de Hollywood, como ação, suspense, drama etc.
Com isso embora American Gangster não seja um Block-Buster, não surge, porém, como um trabalho alternativo, mas a realização de um diretor que se mostra em constante evolução, conseguindo como poucos aliar cinema de entretenimento com informação.


Ygor MF

Ficha Técnica:
Título Original: American Gangster
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 157 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Steven Zaillian, baseado em artigo de Mark Jacobson
Fotografia: Harris Savides

Elenco:
Denzel Washington (Frank Lucas)
Russell Crowe (Detetive Richie Roberts)
Chiwetel Ejiofor (Huey Lucas)
Josh Brolin (Detetive Trupo)
Lymari Nadal (Eva)
Ted Levine (Detetive Lou Toback)
Roger Guenveur Smith (Nate)
John Hawkes (Detetive Freddie Spearman)
RZA (Moses Jones)
Yul Vazquez (Alphonse Abruzzo)
Malcolm Goodwin (Jimmy Zee)
Ruby Dee (Mama Lucas)
Ruben Santiago-Hudson (Doc)
Carla Gugino (Laurie Roberts)
Skyler Fortgang (Michael Roberts)
John Ortiz (Javier J. Rivera)
Cuba Gooding Jr. (Nicky Barnes)


You may also like

6 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Um filme que mostra que Ridley Scott leva jeito para compor cenários belíssimos. Excelente direção de arte, roteiro seguro e elenco legal. Boa dica.

Abraço!!!

wender. disse...

Legal o teu trabalho neste blog, estou pesquisando alguns gostos em comum e acabei por aqui. Então te deixo o convite pra conferir meu blog .Sou envolvido em cinema também, faço parte de um coletivo e se tiver interesse de saber mais aparece lá.ehehe.
Abração

Wender Zanon
www.discoduplo.blogspot.com

Robson Saldanha disse...

Uma dupla boa, Denzel e Russell. Ainda não conferi esse filme mas quero vê-lo.

Sergio Deda disse...

Para mim um dos melhores filmes do ano passado e que foi injustiçado pela Academia...

vlws

Anônimo disse...

Gostei muito do filme. A exceção sendo seu fim não muito coerente. De qualquer forma, ótimo!

Ciao!

Cecilia Barroso disse...

Eu tentei ver no cinema mas não consegui, vou ver se alugo hoje...