Cabra Cega -

/
0 Comments




















Mais um filme sobre o período militar? É uma pergunta que alguns mais ariscos farão já se distanciando e dando menos chances ao filme. E a resposta é sim! “Cabra Cega” é mais um filme sobre o período em que o Brasil viveu sobre o regime militar, e sobre a resistência armada e ideológica que alguns brasileiros praticaram contra o regime.

Seguindo uma visão minimalista, humana e particular, o longa se concentra no drama de Tiago, em mais uma grande atuação de Leonardo Medeiros ao invés de traçar um olhar panorâmico sobre o contexto. Se não fala de um assunto novo o aborda de uma maneira diferente.

Após ser baleado e ter visto a companheira capturada pela policia, Tiago é levado a um apartamento onde ficará “encarcerado” ou como se diz, como uma “Cabra Cega”, para recuperar suas forças, esperar que “baixe a poeira” e o comando lhe de novas missões.

Mateus(Jonas Bloch), um médico que de forma secreta participa dos movimentos de libertação, Pedro(Michel Bercovitch) um estudante de arquitetura simpatizante com a causa Rosa a enfermeira vivida por Débora Duboc, compõe o elo cada vez mais restrito e escasso de Tiago com o Mundo.

Tal enclausuramento também é sentido por nós, trancafiados juntos de Tiago, na mesma “brincadeira” de cabra cega. Toni Venturi utiliza muito bem todas as facetas da história que tem em mãos, o lado histórico e documental, dramático e passional e até mesmo uma visão lírica da eterna luta pela liberdade. Mas nada disso fica sobressaltado, é como se fossem visões ou informações subjacentes ainda que explicítas e chocantes como alguns trechos de cenas de tortura. De qualquer forma a direção bem controlada mantém o filme num ótimo caminho e ritmo.

O tema de “Cabra Cega” já foi por diversas vezes visto no cinema brasileiro, porém com passar do tempo e certo distanciamento daquele contexto é que vamos alcançando novas visões, menos viciadas, menos ingênuas e com maior força para refletir em novos pensamentos nos dias de hoje.

Ygor MF

Título Original: Cabra Cega
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2005
Site Oficial: www.cabracega.com.br
Direção: Toni Venturi
Roteiro: Di Moretti, baseado em argumento de Fernando Bonassi, Roberto Moreira e Victor Navas
Elenco: Leonardo Medeiros (Thiago)
Débora Duboc (Rosa)
Jonas Bloch (Matheus)
Michel Bercovitch (Pedro)


You may also like

Nenhum comentário: