O Búfalo da Noite

/
0 Comments




Dirigido pelo novato Jorge Hernandez Aldana, “O Búfalo da Noite” baseado no romance de Guilhermo Arriaga, responsável por roteiros de Babel (2006), Três Enterros (2005), 21 Gramas (2003) e Amores Brutos (2000), conta à história de um mórbido triangulo amoroso. Gregório e Manuel (Diego Luna) são grandes amigos que se distanciam por conta das diversas internações de Gregório em hospitais psiquiátricos para tratar de sua esquizofrenia.
Paralelo a essas ausências, Manuel e Tania (Liz Gallardo) namorada de Gregório, se aproximam de forma carnal e sentimental. Anos mais tarde quando recebe alta do hospital os amigos tentam uma reaproximação, que num primeiro momento parece promissora, porém, dois dias depois do reencontro Gregório se suicida com um tiro na cabeça.
Dias depois Manuel recebe uma caixa com diversas fotos, frases e lembranças do amigo morto. A partir daí a vida de Manuel não será mais a mesma, entre a paranóia e culpa tentará dar seqüência a sua vida e reencontrar a paz interior.

Como de costume nos filmes de Guillermo, a ação não é linear, no entanto, em “O Búfalo da Noite” as variações de tempo e espaço pouco modificam o ritmo do longa, são alguns flash-backs que traçam o caminho dos personagens até o momento atual da história. Búfalo da Noite devido a estrutura de seu roteiro poderia facilmente ser um suspense, (personagem buscando pistas para desvendar o segredo de um segundo personagem morto), porém o que Guillermo escreveu e o que se vê na tela é o drama de um personagem que sabe que falhou, que traiu a confiança de um amigo, que foi fraco diante da tentação, e agora sente próximo a presença do remorso e da culpa. A busca de Manuel portanto, não é para solucionar um problema, mas sim para buscar uma justificativa para o “crime” cometido.

As atuações são bastante convincentes, seja na pequena mas marcante participação de Gabriel González no papel Gregório, ou ainda Liz Gallardo como a bela e introspectiva Tânia. Por fim, Diego Luna como o nome mais conhecido, fecha o elenco no papel de Manuel, um sujeito da espécie dos moralistas sem moral, um conquistador dissimulado, juntando-se a outras interpretações marcadas pela angustia e a vergonha provocada por seus erros.

Quanto a dupla diretor-roteirista, fica a sensação de um trabalho desentrosado, o texto de Guilhermo parece não ter sido absorvido pelo diretor, a qualidade de um parece não encontrar par noutro. Pode o contrário a isso ser verdade também, como a perda de uma essência maior do texto no processo de adaptação para o cinema. Contudo, mesmo ao lado da dúvida e do estranhamento o trabalho não é minimizado por completo, mas deixa saudade do virtuosismo dos filmes anteriores realizado por Guillermo e Alejandro Inarritu, diretor de Babel, 21 Gramas, Amores Brutos e outros.

Ygor MF

Ficha Técnica:

Título Original: El Bufalo de la Noche
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento (México): 2007
Direção: Jorge Hernandez Aldana
Roteiro: Guillermo Arriaga e Jorge Hernandez Aldana
Fotografia: Héctor Ortega
Elenco:
Diego Luna (Manuel)
Walther Cantú (Jacinto Anaya)
Liz Gallardo (Tania)
Armando Hernández (Beto)
Verónica Langer (Mãe de Gregório)
Hugo Albores
Irene Azuela
Emilio Echevarría
Gabriel González
Claudia Schmidt
Camila Sodi


You may also like

Nenhum comentário: