O Túmulo dos Kennedys está vazio?

/
0 Comments


Começo dos anos 90, um adolescente com um disco de vinil branco nas mãos, dentro um encarte de quase 1 metro de comprimento repleto de fotos e imagens assustadoras de guerras, massacres, explosões e aberrações. Este é o mundo segundo a visão dos Dead Kennedys, uma banda norte americana de punk criada na década de 80. Aquelas eram imagens e informações a parte do que se tinha acesso, tempos de telefonia limitada, transmissão de informações lenta e restrita. 

Golpes militares por todo o planeta iam chegando ao fim, algumas décadas atrás as vanguardas chegavam ao fim. Tinham sido derrotadas, fracassadas ou chegaram ao “fim” porque tinham cumprido o seu papel? Contudo, fica no ar uma hipótese, uma idéia ainda oblíqua de liberdade, e justamente nesse cenário é que surge grito punk contra a hipocrisia das instituições sociais e governamentais. 


Como se a voz dos Kennedys assassinados, voltasse para denunciar os segredos e as verdadeiras intenções do governo norte americano. No maior sucesso da banda Califórnia Uber alles os Dead Kennedys ironizam: 

I am governor Jerry Brown 
My aura smiles and never frowns 
Soon I will be president 
Carter power will soon go away 
I will be Führer one day 
I will command all of you 
Your kids will meditate in school 
Your kids will meditate in school 

California über alles 
California über alles 
Über alles California 
Über alles California 

Eu sou o governador Jerry Brown 
Minha aura sorri e nunca faz caretas 
Logo eu serei presidente 
O poder de Carter logo se acabará 
Eu serei o comandante um dia 
Irei comandar todos vocês 
Suas crianças irão meditar na escola 
Suas crianças irão meditar na escola. 

Unindo a música punk inglesa com o hardcore americano, letras chocantes e um humor ácido o Dead Kennedys foram uma importante voz da militânciapunk durante os anos 80. Defendiam-se e tratavam de deixar claro a diferença entre eles e outros grupos como em “Nazi Punks Fuck Off” ou escandalizam com “Kill The Poor”; 

Efficiency and progress is ours once more 
Now that we have the neutron bomb 
It's nice and quick and clean and gets things done 
At last we have more room to play 
All systems go to kill the poor tonight 
Gonna 
Kill Kill Kill Kill 
Kill the poor...tonigh 

A frente de 78 a 1986 o vocalista Jello Biafra mantinha uma presença marcante, intensa, Jello defendia seus ideias anarquistas, chegou a se candidatar a prefeitura de São Francisco ficando em 4 lugar na eleição. 

Décadas à frente desse cenário que por brigas internas, processos e outros motivos causaram a separação e outras formatações da banda que segue na ativa. Contudo seria um paradoxo afirmar que o Dead Kennedys perdeu força na mídia, vendas etc, já que a cena Punk segue inerente a nossa história, ainda que marginalizada em dias que não faltam motivos para protestos. 



You may also like

Postar um comentário