Um Conto Chinês

/
0 Comments



Um jovem casal chinês em um barco, ele se prepara para pedi-la em casamento, neste momento os diálogos em mandarim não são traduzidos. Entendemos a cena de uma forma superficial mas não incompleta estabelecendo conexões com certo significado universal, jovens namorados-cena romântica-aliança-pedido de casamento. Até que uma vaca cai do céu e atinge a moça, destruindo o sonho do rapaz e obstruindo qualquer construção de sentido.

Essa é a cena inicial de “Um conto Chinês”, longa argentino dirigido por Sebastián Borensztein e estrelado por Ricardo Darín no papel de Roberto, um solitário e rabugento veterano da guerra das malvinas. Roberto tem uma vida pacata, dono de uma pequena loja de ferramentas se conecta com o mundo através de sua coleção de noticias estranhas recortadas de jornais, até que certo dia Roberto e Jun se encontram, Jun o chinês da primeira cena aparece perdido naquele país, com rumo incerto a procura de um tio do qual não sabe muito, sem saber uma palavra sequer do idioma e costumes daquela terra.

Num momento raro de bondade e disposição Roberto decide ajudar o jovem chinês, sem saber que terá toda sua rotina mudada e a partir dali outra vida.
O longa é mais um exemplo de como o cinema argentino tem constantemente alcançado um patamar único no cenário cinematográfico, realizando produções que tem sido sucesso de crítica e público, trabalhos acessíveis mas não superficiais, artísticos mas não herméticos como parte do cinema europeu.

“Um cuento chino” demonstra uma das habilidades do cinema argentino que o faz tão cativante, mostrar a comédia que há dentro de cada drama ou o contrário o drama contido em cada comedia. Por incrível que pareça, vacas caindo do céu, o encontro e a convivência inusitada de um argentino e um chinês foram baseados em fatos reais.
Entre tantos pontos positivos talvez o mais interessante de todos seja a límpida comunicação estabelecida entre filme e público, que se constrói através do hiato de comunicação entre os personagens. Diante disso, público e personagens estarão unidos num mesmo gesto, num mesmo esforço de entender e se fazer entender.

Ficha Técnica:
duração:1 hr 33 min
ano de lançamento: 2011
site oficial: http://www.uncuentochino.com.ar
direção: Sebastián Borensztein
roteiro: Sebastian Borensztein

Elenco:
Ricardo Darín (Roberto)
Muriel Santa Ana (Mari)
Ignacio Huang (Jun)
Javier Pinto (Italian Lover)
Julia Castelló Agulló (Italian Lover)


Também publicado em O Cinemista


You may also like

Nenhum comentário: