Extraordinário de R.J. Palacio

/
0 Comments



Navegando por ai, caí no site da editora Intríseca e com a notícia de 2013 que no entanto, é nova para mim; falando sobre a adaptação do livro Extraordinário de R.J. Palacio para o cinema. Os direitos do livro foram comprados pela Lionsgate e não tem previsão de estréia, está sendo produzido por David Hoberman e Todd Lieberman, responsáveis por O Vencedor e Os Muppests.

Existe o book trailer do livro que faz um resumo, interessante e intrigante sobre a história de Auggie e o seu primeiro ano na escola coletiva, pois antes disso até o quarto ano Auggie era educado em casa.
O primeiro ano de uma criança na escola, ou a mudança para uma escola diferente já guardam seus dramas que podem marcar a vida ou personalidade de uma pessoa para sempre. Não bastando esses dramas normais ineretes a vida de todos. Auggie é portador de uma rara doença que deformou por completo seu rosto, esse o motivo porque antes era educado pelos pais em casa e esse um dos fatos que torna sua história rica e inspiradora.


Esse é o primeiro livro da designer R.J. Palacio, que como diz em nota, o livro não foi baseado em fatos reais, mas é sim dedicado aos vários Auggies espalhados pelo mundo e a uma certa criança que ela viu numa tarde tomando sorvete.

Com uma narrativa muito bem estruturada e muito bem escrita, é dificil acreditar que não é baseado em fatos reais e mais dificil ainda não se apaixonar pelo personagem. Tal verossimelhança se dá pelos detalhes das situações, cada drama, aflições e pensamentos que na verdade são partilhados por todos nós. Embora Auggie tenha sua vida bastante dificultada, não só pela sua aparência mas também por dificuldades e limitações de seu corpo, embora tenha passado por dezenas de cirurgias sem ter um resultado 100% satisfatório, ainda sim carrega muita coragem e auto-estima em seus dias, sendo bondoso e carinhoso mesmo com aqueles que não o tratam com a mesma dignidade.

A grande sacada da autora é fazer com que uma história que parecia encaminhada aos lugares comuns e a mesmice de clichês do gênero, tomar rumos originais, inteligentes e com uma verossimilhança gritante. Os capítulos do romance relatam os diferentes pontos de vista de todos os envolvidos direta ou indiretamente na história e na vida de Auggie, seus pais, irmã, amigos ou desafetos do novo colégio e até mesmo o novo namorado da irmã que relata a história de uma distância maior que dos outros personagens.

Com isso observamos que toda a trama e até mesmo esticando isso aos nossos dias, ninguém é mocinho ou vilão por completo, nenhuma decisão é apenas tomada e o preconceito que caminha despercebido em nosso meio, faz muito mais vitimas do que imaginamos.   


Extraordinário é mais um ótimo livro da Editora Intrínseca, que vem conseguindo trabalhar com livros que aparecem nas listas dos mais vendidos, best sellers etc, mas possuem sim grande valor literário.




You may also like

Nenhum comentário: