Gustavo Duarte - Monstros / Có e Birds

/
0 Comments


Famoso inicialmente por suas charges no jornal LANCE, com temas voltados principalmente para o mundo do Futebol, Gustavo Duarte já se mostrava diferenciado, não só pelo traço mas também por um fino e poderoso poder de captação dos temas além de uma incrivel capacidade de sintetizar, resumir os assuntos em suas ilustrações.

Monstros lançado pela Cia das Letras em 2012 e Có e Birds também lançado pela Cia em 2014, são os projetos autorais que Gustavo Duarte desenvolveu e continua desenvolvendo. Nesses trabalhos podemos verificar ainda mais toda a sua capacitade como ilustrador e também como um grande contador de histórias. 



Nos dois livros não existem palavras, diálogos ou "balõezinhos", é pela desenho, pelo recorte e pela carga dramática (mesmo sendo tão engraçado) de cada quadrinho que Gustavo costura sua história. Em Monstros, a cidade de Santos é invadida por seres gigantescos que acabarão com toda a cidade, porém essa mudança de rotina afeta o trabalho de Pinô, um simpático senhor dono de um bar. Com a invasão dos monstrengos seus clientes "simplesmente" desapareceram. Pinô apanha sua bolsa e sai pela cidade com um plano para resolver o problema.



Em Có e Birds temos duas histórias, em Có, um fazendeiro tem suas terras invadidas por Ets. Já Birds é a narrativa de dois companheiros de trabalho que recebem uma indigesta visita no escritório, a Morte... Esses dois amigos vale lembrar são dois pássaros.


 Os argumentos de Gustavo são sempre inusitados, recheados de muito humor e alguma crueldade, um grande contador de histórias mesmo se "limitando" apenas aos desenhos podemos sentir a música, a trilha sonora, os sons e vozes dos personagens. O traço do autor possui muitos detalhes mas sempre composto de uma forma bastante limpa e normalmente em duas cores.

Mas não só de literatura e quadrinhos vive o seu trabalho, podemos perceber uma forte influencia do cinema, nos cortes e edições das histórias tornam a experiência de "Ler" Gustavo Duarte ainda mais prazerosa.



Neste link muitos trabalhos do ilustrador podem ser conferidos e aqui, página do autor no site da Cia das Letras


You may also like

Nenhum comentário: