/
7 Comments


PONTO DE VISTA

Ponto de Vista mostra através de diversas perspectivas um atentado contra o presidente dos EUA (William Hurt) durante uma conferência realizada na Espanha sobre o combate ao terrorismo mundial.
Essa é a proposta do filme, que entre idas e vindas mostra os caminhos percorridos e a importância de cada personagem presente no evento. Ao passo que, conforme diferentes focos vão sendo explorados, detalhes importantes da história e das pessoas envolvidas vão sendo descobertos.

Desse modo a história se desenrola de forma rápida num pequeno espaço de tempo, por mais que as repetições dos acontecimentos em certo momento beirem algum sentimento de tédio, a direção dinâmica e veloz mantém um ritmo frenético no longa junto a clima de suspense constante.
Mesmo com um elenco repleto de estrela do primeiro escalão de Hollywood, “Ponto de Vista” não fez grandes sucesso nos cinemas entre crítica e público, talvez por abusar da formula de “ir e vir” dentro da história repetindo diversos trechos. Tal formula que se mostra convidativa e perigosa já foi utilizada em diversas produções com destaques para “Pulp Finction” (1994), “Corra Lola Corra” (1998) e “Rashomon”, (1950). Nesses exemplos os eventos repetidos durante o filme, sofrem pequenas mudanças, seja por uma escolha diferente de caminho, ou mudanças de perspectiva de cada personagem. Em Ponto de Vista, não há mudança nem variações, existe sim a repetição do mesmo evento fato que de modo geral não minimiza a qualidade do filme.
Após as ida e vindas do roteiro e a “chegada” de todos os personagens no momento do atentado, o filme segue de forma rápida até a conclusão dos fatos. A história construída ao longo de 90 minutos dá ao filme um dinamismo que de forma geral o torna instigante e agradável.
Ygor MF
Ficha Técnica:
Título Original: Vantage Point
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Direção: Pete Travis
Roteiro: Barry Levy
Fotografia: Amir M. Mokri

Elenco:
Dennis Quaid (Thomas Barnes)
Matthew Fox (Kent Taylor)
Forest Whitaker (Howard Lewis)
Bruce McGill (Phil McCullough)
Edgar Ramirez (Javier)
Saïd Taghmaoui (Suarez)
Ayelet Zurer (Veronica)
Zoe Saldana (Angie Jones)
Sigourney Weaver (Rex Brooks)
William Hurt (Presidente Ashton)
James LeGros (Ted Heinkin)
Eduardo Noriega (Enrique)
Richard T. Jones (Holden)
Holt McCallany (Ron Matthews)
Leonardo Nam (Kevin Cross)
Dolores Heredia (Marie)
Alicia Zapien (Anna)
Justin Sundquist (Parsons)
José Carlos Rodríguez (Prefeito De Soto)
Shelby Fenner (Grace Riggs)
Brian McGovern (Mark Reinhart)


You may also like

Postar um comentário