/
1 Comments
O Corte –

Num primeiro momento ao ler uma sinopse ou mesmo ouvir um comentário raso de quem viu o filme “O Corte”, pode-se arriscar a dizer que por um momento Costa Gravas “abandonou” as questões políticas e históricas sempre presentes em seus filmes como por exemplo em “Z” e “Amém”. Porém ao nos desviarmos um pouco da abordagem até certo ponto cômica de “O Corte”, percebemos no longa questões sociais e políticas de nossos dias.
Bruno Davert(José Garcia) é um dedicado engenheiro que após 15 anos de trabalho no ramo de papéis é demitido por conta de um corte na empresa. Passados dois ainda sem emprego, Bruno começa a temer por sua carreira, pela impossibilidade de manter o status familiar e principalmente pela dificuldade de conseguir outro emprego. Com essa preocupação um plano é traçado afim de identificar seus principais concorrentes e então aniquila-los. Por meio de uma falsa caixa postal e falsos anúncios, supostamente promissores Bruno começa sua pesquisa e posteriormente sua caça.
Com esse clima tenso e um tanto surreal, Costa Gravas expõe as facetas do capitalismo desenfreado, da selvagem disputa do mercado de trabalho e com os valores criados e mantidos como pilares da sociedade.
Assim o personagem Bruno Davert vai mergulhando em seu plano que mais a frente se torna uma obsessão o obrigando a confrontar-se com sua consciência mantendo sua família longe de qualquer suspeita de suas investidas.
O filme “O Corte” segue entre um clima de suspense provocando alguns risos em algumas situações de um assassino totalmente desprovido de qualidades para tal serviço, porém não chega a ser um comédia já que a esses risos momentâneos segue-se uma estranha sensação de desconforto. Maneira essa que o diretor grego Costa Grava optou para deixar mais uma mensagem de provocação e denuncia.

Ygor MF

Costa-Gravas
Nome Completo: Konstantinos Gavras
Natural de: Loutra-Iraias, Grécia
Nascimento: 12 de Fevereiro de 1933

Filmografia
2005 - O corte (Le couperet)
2002 - Amém (Amen.)
1997 - O quarto poder (Mad city)
1995 - À propos de Nice, la suite
1995 - Lumière e cia (Lumière et compagnie)
1993 - La petite apocalypse
1991 - Contre l'oubli
1989 - Muito mais que um crime (Music box)
1988 - Atraiçoados (Betrayed)
1986 - Conselho de família (Conseil de famille)
1983 - Hanna K. (Hanna K.)
1982 - Desaparecido, um grande mistério (Missing)
1979 - Um homem, uma mulher, uma noite (Clair de femme)
1975 - Seção especial de justiça (Section spéciale)
1973 - Estado de sítio (État de siège)
1970 - A confissão (L'aveu)
1969 - Z (Z)
1967 - Tropa de choque (Um homme de trop)
1965 - Crime no carro dormitório (Compartiment tueurs)
1958 - Les rates (curta-metragem)

Ficha Técnica
Título Original: Le Couperet (Disponível nas locadoras)
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento (França / Bélgica / Espanha): 2005
Direção: Costa-Gavras
Roteiro: Costa-Gavras e Jean-Claude Grumberg, baseado em livro de Donald E. Westlake
José Garcia (Bruno Davert)
Karin Viard (Marlène Davert)



You may also like

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Ygor! Beleza? Já viu Babel? Eu assisti ontem enão gostei de nada, hehe... passarei sempre aqui pra ler algumas coisas ;-) abraço!