/
0 Comments

Dália Negra – de Brian de Palma

Baseado no romance homônimo de James Elroy, talentoso escritor de romances policiais como Los Angeles – Cidade Proibida (também adaptado para o cinema), Dália Negra reconta a história de um dos crimes mais brutais da história dos Estados Unidos cujo o desfecho ainda permanece um mistério. O Romance de James é por tanto uma das possibilidades do caso. E penso que não poderia estar em melhores mãos para chegar as telas dos cinemas, já que Brian de Palma é um diretor que vez ou outra visita esse gênero romance-polical com toque de noir, como por exemplo nos filmes Femme Fatale, O Pagamento Final, Dublê de Corpo entre outros.
A história de Dália Negra gira em torno do brutal assassinato de Elizabeth Short, uma jovem determinada e entrar no mundo das estrelas de Hollywood. Quando os restos mortais da vítima são encontrados, os detetives Blanchard (Aaron Eckhart) e Bucky Bleichert (Josh Hartnett), mergulham nas investigações com uma gana que mais parece uma obsessão pelo caso. A partir daí o filme se assemelha bastante a “Los Angeles” mostrando uma cidade e a sociedade de modo geral corrupta e cheia de segredos e farsas. Em jogos de sedução, corrupção e interesses os personagens vão percebendo que não podem confiar em ninguém. Assim os drama e interesses de cada personagem vão ganhando proporções maiores e confundindo ainda mais a trama que em parte é complexa e complicada mesmo. Blanchard (Aaron Eckhart) conhece e passa a se envolver com uma misteriosa mulher, muito parecida com Elizabeth Short, ao mesmo tempo que se vê atraído pela mulher de seu melhor amigo o detetive Bucky, que por sua vez se vê aflito com a presença de um homem recém libertado da cadeia que parece estar relacionado com o passado do casal Bucky e Kay Lake(Scarlet Johasson).
Nesse clima clima de total desconfiança e suspense, o desfecho de Dália não chega a ser extraordinário, ainda que seja longe de ser previsível, no entanto, o que mais chama atenção na história e no caso Black Dália não é seu desfecho mas os caminhos que cada personagem percorre e como são diretamente influenciados.
Ygor MF

Dália Negra - Já disponível nas locadoras
1 indicação ao Oscar de melhor fotografia


Título Original: The Black Dahlia
Tempo de Duração: 121 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Alemanha): 2006
Site Oficial: www.theblackdahliamovie.net
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Josh Friedman, baseado em livro de James Ellroy

Brian de Palma
Josh Hartnett (Dwight "Bucky" Bleichert)
Scarlett Johansson (Kay Lake)
Aaron Eckhart (Sargento Leland "Lee" Blanchard)
Hilary Swank (Madeleine Linscott)
Mia Kirshner (Elizabeth Short)
Mike Starr (Russ Millard)
Fiona Shaw (Ramona Linscott)
Patrick Fischler (Ellis Loew)
James Otis (Dolph Bleichert)
John Kavanagh (Emmet Linscott)
Troy Evans (Chefe T. Green)
Anthony Russell (Morrie Friedman)


You may also like

Nenhum comentário: