/
1 Comments


Fellini 8 ½ -


Uma Obra Prima feita de elementos autobiográficos e de Sonhos

Em Fellini 8 ½ o cultuadissimo diretor italiano Frederico Fellini admite que sua obra possui elementos auto-biográficos, porém insiste que tais elementos estão no filme de forma superficial. No entanto toda a obra de Fellini é marcado por um grande rigor autoral, histórias e principalmente uma forma bastante pessoal de contar histórias. No longa de 1963 juntamente com um material biográfico, Fellini inseri diversos devaneios, sonhos que podem por sua vez serem “reais” ou seja, sonhados de fato pelo diretor, ou ainda imagens e situações surreais criadas pelo diretor.
A riqueza dos mundos criados por Fellini perpassam os sonhos, as loucuras e também o mundo circense, esses são elementos recorrentes em toda sua filmografia. Marcada pelo inusitado por uma característica única entre o surreal e a perturbação de questões supra-humanas.
Fellini 8 ½ conta a história de do diretor Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) que vive um momento delicado em sua carreira, sem saber como dirigir seu próximo filme, vivendo uma crise de inspiração, pressionado pelos produtores e ainda num caldeirão de incertezas entre a esposa e sua amante. Em meio a isso Guido tira férias e viaja para uma estância hidrográfica onde irá buscar a paz necessária para realizar seu próximo trabalho. Mas não é o que acontece, amante, esposa, cunhada, produtores e diversos fantasmas e lembranças do passado insistem em perseguir Guido tornando seu trabalho infértil e doloroso.
Esse é o tema do longa, vencedor de dois Oscars de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Figurino, recebendo ainda outras indicações; Melhor Diretor; Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte. Metalinguagem, um filme sobre a criação de um outro filme. Fellini retira oque-ser-contado a partir do nada, como o próprio diretor confessa, esse trabalho remete a fase pela qual ele passava, um bloqueio criativo que paralisou momentaneamente seu trabalho.
Nos extra do DVD lançado pela versátil, entre entrevistas, making of e outros materiais extras, há um texto onde o diretor descreve o drama vivido, quando era cobrado e aguardado ansiosamente por todos envolvidos no projeto sem que estes soubessem que suas carreiras corriam perigo.
Frederico Fellini é um ícone do cinema mundial, toda sua obra é obrigatória para cinéfilos e aspirantes a diretor, roteiristas e enfim a quem quiser conhecer um trabalho árduo e repleto de arte.

Ygor MF

Ficha Técnica

Título Original: Otto e Mezzo
Tempo de Duração: 140 minutos
Ano de Lançamento (Itália): 1963
Roteiro: Ennio Flaiano, Federico Fellini, Tullio Pinelli e Brunello Rondi, baseado em estória de Federico Fellini e Ennio Flaiano

Elenco

Marcello Mastroianni (Guido Anselmi)
Claudia Cardinale (Claudia)
Anouk Aimée (Luisa Anselmi)
Sandra Milo (Carla)
Rossella Falk (Rossella)
Barbara Steele (Gloria Morin)
Madeleine LeBeau (Atriz francesa)
Eddra Gale (Saraghina)
Guido Alberti (Produtor)
Mario Conocchia (Diretor)
Bruno Agostini (Secretário do produtor)
Cesarino Miceli Picardi (Inspetor)
Jean Rougeul (Escritor)
Mario Pisu (Mezzabotta)

Nome Completo: Federico Fellini
Natural de: Rimini, Romagna, Itália
Nascimento: 20 de Janeiro de 1920
Falecimento: 31 de Outubro de 1993

Filmografia
1989 - A voz da lua (La Voce Della Luna)
1987 - Entrevista (Intervista)
1985 - Ginger e Fred (Ginger e Fred)
1983 - E la nave va (E la Nave Va)
1980 - A cidade das mulheres (La Città Delle Donne)
1979 - Ensaio de orquestra (Prova d'orchestra)
1976 - Casanova de Fellini (Casanova)
1974 - Amarcord (Amarcord)
1972 - Roma de Fellini (Roma)
1971 - I Clowns (TV)
1969 - Block-Notes di un Regista (TV)
1969 - Fellini-Satyricon (Satyricon)
1968 - Histórias Extraordinárias (Tre Passi nel Delirio) (episódio "Toby Dammit")
1965 - Julieta dos Espíritos (Giulietta Degli Spiriti)
1963 - 8 1/2 (Otto e Mezzo)
1962 - Boccaccio 70 (Boccaccio '70) (episódio "The Temptations of Dr. Antonio")
1960 - A doce vida (La Dolce Vita)
1957 - As Noites de Cabíria (Le Notti di Cabiria)
1955 - A Trapaça (Il Bidone)
1954 - A Estrada da Vida (La Strada)
1953 - Os Boas Vidas (I Vitelloni)
1953 - L'Amore in Città (episódio "Un Agenzia Matrimoniale")
1952 - Abismo de um Sonho (Lo Sceicco Bianco)
1950 - Mulheres e Luzes (Luci del Varietà)


You may also like

Um comentário:

Guto Melo disse...

O que acho mais interessante em 8 1/2 é o desfile de tipos que se imprime na tela. Se fala muito de Guido e pouco da mulher de Guido, tão cultuada e tão desperdiçada. A impressão que tinha, ao ver o filme, era que todo esse desfile uma hora iria explodir no peito de Luisa