/
0 Comments

"Thank You for Smoking"

Se “Obrigado por Fumar” fosse uma fábula dos tempos modernos, seria a mais ácida delas, ao passo que se fosse um documentário sobre nosso tempo e sobre o homem contemporâneo, seria um documento entre os mais irônicos e cínicos que se tem noticia.
No entanto, é apenas um filme (sem qualquer conotação pejorativa por isso), que trabalha com humor e todo um enredo de uma destacável inteligência. Nesse caminho, o diretor Jason Reitman conta a história de Nick Nailor, brilhantemente interpretado pelo ator Aaron Eckhart (de Dália Negra). Nick é o porta-voz da indústria do cigarro, e como tal tem a missão de diminuir a visão negativa que o produto de seu cliente tem, ainda que para isso tenha que manipular informações e contradizer-se frente aos seus interesses na educação do filho que começa a ter curiosidade sobre o trabalho de seu pai e até mesmo sobre quem de fato é Nick Nailor.
Porém Nick jamais se contradiz, constantemente em situações complicadíssimas, as chamadas saias justas, sempre arruma uma saída, transforma o fracasso numa reviravolta vitoriosa que inclusive o torna imaculado. É o personagem de um vilão pelo qual torcemos ao final devido ao seu carisma e a sua inteligência.
Melhor seria não atrelar estereótipos aos personagens, já que não são todos do mal e tão pouco do bem. Talvez isso seja uma forte mensagem do filme, que valoriza não o que é feito mas a maneira como as decisões são tomadas e o rumo que a vida de cada um toma por isso.
Sem dúvida o ofício de Nick é temeroso, só mesmo ele capaz de sustentar tal cargo de forma tão tranqüila. Aliado as dificuldades inerentes de seu trabalho, outros problemas surgem ao seu redor. Como a perseguição de um senador numa luta quase religiosa contra o cigarro que resulta em diálogos e cenas hilariantes. Junte a isso, uma jornalista oportunista e vigilantes sanitários capazes de ir as últimas conseqüências para calar Nick. Pois suas palavras são sua maior arma e como diria o poeta; “lutar contra palavras é a luta mais vã”, mesmo assim Nick Nailor mantém-se quase intacto, ostentando um sorriso sincero no rosto e encontrando alguns prazeres em seu dia-a-dia. Essa é sua vida, invejável em grande parte...
Ao fim temos um roteiro inteligente e ágil. Uma direção que se faz parecer tranqüila e concisa, direcionando com maestria todas as nuances da história. No mais, um elenco imponente de atores que alcançaram momentos únicos em sua carreira fazem de “Obrigado por Fumar” uma grata surpresa seja para quem o foi ver no cinema ou quem o alugou assim que chegou as vídeo locadoras.

Ygor MF



Ficha Técnica:


Título Original: Thank You for Smoking
Tempo de Duração: 92 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2006
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Jason Reitman, baseado em livro de Christopher Buckley

Elenco

Aaron Eckhart (Nick Naylor)
Maria Bello (Poll Bailey)
Cameron Bright (Joey Naylor)
Adam Brody (Jack)
Sam Elliott (Lorne Lutch)
Katie Holmes (Heather Holloway)
David Koechner (Bobby Jay Bliss)
Rob Lowe (Jeff Megall)
William H. Macy (Senador Ortolan K. Finistirre)
Robert Duvall (Doak "Capitão" Boykin)


You may also like

Nenhum comentário: