/
7 Comments

Persépolis

Adaptado dos quadrinho da iraniana Marjane Satrapi para o cinema, Persépolis conta a história de vida da autora que presenciou o inicio da Revolução Xiita no Irã, e as mudanças que essa provocou na vida das pessoas daquele país.

Nascida em uma família politicamente ativa, sobretudo, na torcida e nas ações de protesto contra o Xá (espécie de rei do Irã), Marjane e todo o país viveram um curto espaço de euforia quando o rei finalmente foi deposto. No entanto, a esperança por um país mais justo e livre teve seu fim com a dura realidade da Revolução Xiita, devolvendo o país a um cenário ainda mais repressor e atrasado.

Através de suas memórias a autora relembra várias situações que se deparou desde a sua infância, passando pela adolescência repleta de uma enorme necessidade de adaptar-se a nova realidade, chegando as crises da juventude e as idas e vindas da Europa durante esse período.

Lançado originalmente em quatro volumes e mais tarde relançado pela Cia das Letras em volume único. A animação Persépolis não dá conta de todas as narrativas contidas nas páginas da HQ, mas constrói panorama delicado e realista de um importante momento histórico do país e porque não do mundo.

Na transposição de uma mídia para a outra, o traço marcante de Marjane foi mantido, a constante presença do contraste preto e branco junto aos grandes campos do preto chapado, tanto na página quanto na tela, dão maior ênfase ao drama e a tensão dos personagens.

Persépolis não é apenas um sucesso tanto gráfico como agora nos cinemas, tão pouco uma obra taxativa, panfletária e repetidamente política. A obra de Marjane Satrapi ultrapassa barreiras políticas, culturais e religiosas, alcançando o status de universal, quando salienta e discute principalmente a condição humana na terra, seja ela em que parte do planeta for. Enfrenta tabus e desmonta, dribla preconceitos, aproxima as pessoas e adia conflitos causados pela incompreensão. Mas é bem possível que autor e obra nem saibam do bem que fazem, quando são honestos e talentosos...

Ygor MF




Ficha Técnica:
Título Original: Persepolis
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento (França / EUA): 2007
Direção: Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
Roteiro: Vincent Paronnaud, baseado em livro de Marjane Satrapi
Música: Olivier Bernet
Desenho de Produção: Marisa Musy

Elenco:
(Vozes)Chiara Mastroianni (Marjane "Marji" Satrapi)
Catherine Deneuve (Sra. Satrapi)
Danielle Darrieux (Avó de Marjane)
Simon Abkarian (Sr. Satrapi)
Gabrielle Lopes (Marjane Satrapi - criança)
Tilly Mandelbrot (Lali)

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro.

Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro.

Recebeu 6 indicações ao César, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme de Estréia, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro Adaptado.

Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Filme. -

Ganhou o Prêmio do Júri, no Festival de Cannes.

Ganhou o Prêmio do Público e o Prêmio MovieZone, no Festival de Roterdã.

Ganhou o Prêmio do Público de Melhor Filme Estrangeiro, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


You may also like

Postar um comentário