/
6 Comments





E-Readers... o fim dos livros?

Primeiro vieram os e-books, livros digitais, scaneados ou digitados para ler no computador, apresentados com diagramações nem sempre de qualidade. Simultâneo a esses arquivos surgiram os primeiros programas para melhor visualizar os tais livros digitais. São conhecidos como readers, que passaram de programas para aparelhos próprios para armazenar e visualizar arquivos de texto. Com a tecnologia em constante evolução, os aparelhos e-readers hoje agregam diversas funções, como o acesso a internet além de se aproximarem cada vez mais de uma forma adequada para manter a leitura um ato prazeroso e prático através de novos veículos.

Recentemente a Amazon lançou o Kindle X que promete ser o mais avançado e pratico E-Reader do mercado, com venda somente nos Estado Unidos, o aparelho está sendo comercializado por $489,00, alguns pacotes já incluem assinatura de diversos jornais e periódicos pelo mundo que podem ser acessados através do Kindle X.

detalhe do Kindle x da Amazon

O aparelho tem capacidade de 4 Giga para armazenamento, por enquanto as fotos ainda são preto e branco, o Kindle X possui uma ferramenta que executa a leitura em voz do texto exibido na tela. Estuda-se num futuro a possibilidade de rodar trechos de filmes nos livros. É possível ainda baixar e comprar livros através do aparelho.

Com o lançamento do E-Reader da Amazon que junta-se outros aparelhos, japoneses e europeus, surge novamente a discussão sobre o futuro e a viabilidade do mercado dos livros. Os E-Readers podem ou poderão algum dia substituir por completo os livros? Tal mídia pode ser a salvação do mercado editorial?

Diferente do que aconteceu com as fitas cassetes, sendo totalmente substituídas por, cds, dvds, blue-ray etc. Os livros estão entre nós desde tempo imemoráveis e proporcionam um prazer único que não limita-se simplesmente a leitura, o manuseio do livro, o contato com as páginas, a admiração da diagramação dos textos e capas, além os diferentes materiais utilizados no acabamento compõem fatores que tornam sim o livro insubstituível. No entanto, a existência de um não faz necessário a exclusão do outro, da mesma forma que há Filmes e filmes, nos quais os primeiros são aqueles que queremos colecionar e os outros apenas assistir e quando muito guarda-los na memória, com os livros o mesmo pode ocorrer, cabendo ao leitor escolher a melhor forma, o melhor meio de adquirir tal produto.

espessura do e-reader kindle x

Com a possibilidade de acessar conteúdos de jornais e revistas, os E-Readers podem sim ser de grande utilidade ao acesso desses matérias que na maioria das vezes são “descartáveis”, neste caso então, colaborando e muito para o impacto ambiental causado pelo volume descomunal de impressão ao redor do mundo.

E você o que pensa a respeito disso?
Deixe seu comentário!
Ygor MF


You may also like

6 comentários:

Jacques disse...

Acho ótimo e não vai substituir nada. Vem para complementar, como alernativa para quem gosta de informação e, principalmente, de ler. É igual aquela estória de que o VHS iria acabar com o cinema. Depois veio o DVD, agora o BluRay e tudo continua igual...QUero dizer, melhor. Abcs

Jacques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wally disse...

Eu acho que ele tem seu valor. Não deve ser descartado. Apesar de ter o tal detrimento dos livros, que eu adoro. Acho que não vai chegar ao ponto de substituir, mas vai ser uma cobiçada alternativa.

Ciao!

Robson Saldanha disse...

Eu ainda sou daqueles que prefere a folha, ou o livro, propriamente dito... são bons demais!

Miriam disse...

Eu adoro manusear e olhar meus livros, eles são verdadeiras peças de arte, mas eu querrrrrro um desses para mim hehehe
Beijos.

Anderson disse...

Acho q tem mercado pro livro e pro e-reader. Mas é interessante a discussão q gera, especialmente na definição de 'livro'. O que o define é o conteúdo ou a forma?
Abs!