/
1 Comments


Budapeste

Com estréia prevista para dia 22 de maio, Budapeste é o terceiro romance de Chico Buarque a ser adaptado para o cinema, “Estorvo” de 1991 e “Benjamim” de 1995 foram levados a telona em 2000 e 2004 respectivamente.
Se para a literatura o texto de Chico se mostra imensamente rico e de uma complexidade narrativa que requer do leitor uma boa dose de atenção, no cinema esse mesmo texto encontra “ferramentas” que dão à narrativa uma fluência natural e dinâmica, demonstrando o quão cinematográfico são os textos de Chico Buarque.
Se em Estorvo se faz pela paranóia e incertezas, Benjamim e Budapeste se valem por “realidades” paralelas ou de multi-possibilidades. Todos elementos diversas vezes utilizados nos cinema. Contudo, a de se ter o cuidado de não julgar o texto do autor menor por ter essa carga cinematográfica, essa é apenas uma das características que permeiam a obra de Chico. Se a complexidade narrativa de seus textos se mostra perfeitamente adaptável, quase pronta para o cinema, essa mesma complexidade na literatura funciona como um exercício único de descobertas e reflexões, em outras palavras, leitura de alto nível.

Com direção de Walter Carvalho, roteiro do próprio Chico em parceria com Rita Buzzar, Budapeste conta com Leonardo Medeiros, Gabriella Hármoni e Giovanna Antonelli no elenco.
Conta a história de José Costa (Leonardo Medeiros) um ghost-writer, escritor especialista em escrever livros para terceiros sob a condição de permanecer anônimo. Na volta de um congresso, Costa é obrigado a fazer uma escala imprevista na cidade de Budapeste, o que desencadeará uma série de eventos envolvendo-o em uma surpreendente história. Casado com Vanda (Giovanna Antonelli), uma famosa apresentadora de telejornais, Costa conhece Kriska (Gabriella Hámori) em Budapeste. Com ela aprende húngaro, que segundo dizem, "é a única língua que o diabo respeita".

Budapeste estréia prevista pra dia 22/05/2009
Ygor MF
Trailer



Informações Técnicas:
Título no Brasil: Budapeste
Título Original: Budapest
País de Origem: Humgria / Brasil / Portugal
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 22/05/2009
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Direção:
Walter Carvalho
Elenco:
Leonardo Medeiros ... José Costa
Gabriella Hámori ... Kriszta
Giovanna Antonelli ... Vanda
András Bálint
Andrea Balogh ... Shorthand-writer
Nicolau Breyner ... French Ghost Writer
Ivo Canelas ... Álvaro
Péter Kálloy Molnár
Antonie Kamerling ... Kaspar
Tamás Puskás
Ádám Rajhona
Sandor Istvan Nagy ... Fan at airport
Oliver Simor ... Pub Guest


You may also like

Postar um comentário