/
1 Comments


Salvador

Salvador Puig Antich brilhantemente interpretado por Daniel Brühl, astro de filmes como “Adeus Lênin” e “Edukators”, foi um jovem idealista da classe média catalã que partiu da teoria para a prática na guerrilha contra o regime militar de Franco. Em tempos de forte repressão e medo, Salvador ousou viver cada instante, sem medo.

Baseado em fatos reais o filme “Salvador” dirigido por Manuel Huerga conta toda a trajetória de Puig, o diretor consegue aliar tanto uma homenagem às pessoas que lutaram contra o regime , como também um importante relato histórico daquele momento.

A reconstrução do contexto é bastante competente, no figurino, maquiagem e na trilha sonora pode-se acreditar de fato na história contada. As atuações também convincentes, e o roteiro por fim, bem construído flui com naturalidade.

Embora a ação não seja a premissa nem objetivo do filme, as cenas de batalha campal entre policiais e militantes, tiroteios e assaltos à banco, são fortes e plasticamente belas, possuem a adrenalina da ação e carregam uma mensagem, um espírito rebelde e heróico.

Salvador Puig Antich, foi acusado de ser o autor dos disparos que mataram um policial. Julgado no conselho de guerra e condenado a morte. Por toda a Europa são organizadas manifestações pedindo a comutação da pena capital, mas Franco se mantém firme e não concede o indulto.

Salva (como era chamado entre os íntimos) é executado no garrote vil pelo governo franquista em 02 de março de 1974 às 9 horas e 40 minutos. Salvador Puig Antich tornou-se mais do que um mártir, um símbolo de resistência e postura política que tomaria parte do país. Sua história comoveu toda uma nação, sendo o estopim para grandes manifestações, sua morte marcou os primeiros passos do que mais tarde seria a vitória definitiva contra o regime ditatorial de Franco.


Rosas vermelhas cobriram o chão de seu enterro, dezenas de missas por todo o pais. Até hoje, suas irmãs lutam para a revisão do seu processo.

Ygor MF

Ficha Técnica:
Título Original: Salvador
Tempo de Duração: 134 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra / Espanha): 2006
Site Oficial: www.salvadorfilm.com
Direção: Manuel Huerga
Roteiro: Lluís Arcarazo, baseado em livro de Francesc Escribano
Fotografia: David Omedes
Elenco:
Daniel Brühl (Salvador Puig Antich)
Tristán Ulloa (Oriol Arau)
Leonardo Sbaraglia (Jesús Irurre)
Leonor Watling (Montse Plaza)
Ingrid Rubio (Margalida)
Olalla Escribano (Imma Puig)
Carlota Olcina (Carme Puig)
Bea Segura (Montse Puig)
Andrea Ros (Merçona Puig)
Joel Joan (Oriol Solé)
Pau Derqui (Jordi Solé)
Oriol Vila (Ignasi Solé)
Jordi Garcia (Felip Solé)
Simon Bellouard (Jean-Marc Rouillan)
William Miller (Torres)
Marc Rodríguez (Xavier Garriga)
Aida Folch (Marian Mateos)
Antonio Dechent (Timoteo Fernández)
Carlos Fuentes (Francisco Anguas)
Joaquín Hinojosa (Tenente-coronel Álvarez)
Manuel Morón (Padre Manero)
Celso Bugallo (Pai de Salvador)
Mercedes Sampietro (Mãe de Salvador)


You may also like

Um comentário:

Wally disse...

Daniel Burhl é excelente ator. Adoraria ver mais com ele. Infelizmente, este ainda não aportou por aqui em DVD.

Ciao!