/
4 Comments
Meu tio























Com roteiro, direção e interpretação do próprio Jacques Tati, o filme de 1958 consagrou o personagem Monsieur Hulot, como um dos mais carismáticos do cinema. Hulot na pele do próprio Tati foi protagonista de outros três filmes; As férias do Sr. Hulot (1953), Paytime (1967) e Trafic (1971), já “Meu Tio” que não teve grande sucesso na época de seu lançamento, é cultuado ainda nos dias de hoje.

No longa Tati faz uma dura mas bem humorada critica ao superficialismo da sociedade e ao culto à modernidade tecnológica. Monsieur Hulot é antítese de tudo que se espera dessa sociedade. Solteirão, desempregado, descontraído e descompromissado, no entanto, mesmo com esses “defeitos” Hulot é visto como um herói, um exemplo para seu sobrinho, o que causa grande desconforto nos pais do garoto, donos de uma casa que reflete todas as tendências mercadológicas e tecnológicas daquela sociedade.

Meu Tio é um hino de reverência às coisas simples da vida, um convite fácil para o bom humor. Com longos momentos sem diálogo, mostrando o jeito jocoso de Monsieur Hulot contraposto a angústia de seus parentes. Outros diveros “micro-universos” compõe as cenas, como as pessoas na feira, os cães pela cidade, os funcionários na fábrica entre outros.

Contudo, Mon Oncle é um desses clássicos atualíssimos, que embora conte com a grande habilidade e conhecimento cinematográfico de seu realizador, configura ainda como uma obra popularíssima no melhor sentido da palavra, como algo que é muito bom mesmo sendo muito simples, algo que só é muito bom porque também é muito simples. Lição essa que Monsieur Hulot no ensina com graça, sabedoria e simplicidade.

Ygor MF
 
Informações Técnicas:
Título: Meu Tio
País de Origem: Itália/França
Tempo de duração: 110 minutos
Ano de Lançamento 1958
Direção: Jacques Tati



You may also like

4 comentários:

Cristiano Contreiras disse...

Que delicia ver este filme aqui, preciso revê-lo, tinha um professor de literatura que dizia morrer pra ver filme melhor que este.

abs

Roberto Simões disse...

Quero muito ver esse filme. Já tenho o DVD e será dos próximos dos quais farei a resenha em breve lá no CINEROAD.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD – A Estrada do Cinema «

Gustavo H.R. disse...

Tati, apesar de toda sua fama entre os cinéfilos mais dedicados e os críticos, não vi nada dele até hoje. O filme que vc comentou sempre pipoca aqui e acolá em conversas sobre grandes filmes franceses. Espero sanar essa falta logo.

Wally disse...

Não conhecia este aí. Interessante o texto, fiquei curioso.