Bem-Vindo

/
2 Comments

É com grande ironia que o longa de Philippe Lioret intitula-se "Bem Vindo", rodado em 2009 o filme trata do delicado tema da imigração e dos constantes choques culturais da Europa.


Bilal um jovem curdo de 17 anos está decidido, obscecado pela idéia de reencontrar-se com a namorada. Para isso sai do Iraque rumo à Inglaterra onde sua amada foi morar com a família. No entanto, sua jornada é interrompida quando é pego por policiais na fronteira com a França, fica faltando então transpor o canal da Mancha para completar seu objetivo. Ainda na mesma determinação Bilal decide aprender a nadar e encarar os 75 km da travessia. Neste momento sua vida se encontra com Simon (Vicent Lindon) um instrutor de natação limitado à rotina das aulas de nado, longe de grandes conquistas ou pretensões.

"Bem Vindo" trata destes encontros, improváveis ou incompletos, de pessoas, continentes e sentimentos. De sujeitos que não se encontram sem suas próprias casas ou vidas, que precisam ou queriam estar em outro lugar, outro momento e situação. Como última gota de esperança, Simon compromete-se a ensinar Bilal a nadar vendo no esforço deste a inspiração que lhe falta, enfrentando a derrota que ainda lhe persegue ao ter se separado da mulher. Desta relação de mutualismo surgirá uma nova condição e um "novo país" onde todos podem sentir-se realmente bem vindos...

Ygor Moretti

Elenco: Vincent Lindon, Firat Ayverdi, Audrey Dana, Derya Ayverdi, Thierry Godard, Selim Akgul, Firat Celik, Behi Djanati Atai. 
Direção: Philippe Lioret 
Duração: 110 min.




You may also like

2 comentários:

Kamila disse...

Adoro Vincent Lindon. Considero ele o Ricardo Darín do cinema francês. Assistiria esse filme só por causa dele.

Ygor Moretti disse...

Pois é! Não conhecia nem diretor nem o ator, mas gostei de todo o trabalho e é um tema bastante pertinente,diferenças culturais, imigrantes etc, problemas dificeis de serem resolvidos...