Design Editorial - Capas de Livros

/
0 Comments

É famosa a expressão que diz: Não se deve comprar um livro pela capa. Certa ou errada há no meio do design de livros quem diga que: Se um livro não consegue chamar a atenção pela capa, provavelmente não despertará interesse pelo conteúdo. Porém se nos distanciarmos desses extremos, veremos que ótimos livros podem estar escondidos através de capas simples(por razões de baixo orçamento ou pouca preocupação com a parte gráfica do livro), e em contrapartida livros com capas bem trabalhadas, acabamentos diferenciados, vernizes, sobre-capas, embalagens e outros, podem literariamente falando não ser de grande qualidade.

Contudo, é fato que, sendo criaturas extremamente, visuais e escravas da estética, o fator capa, pode e de fato nos chama muito atenção. Se pensarmos no espaço de uma livraria com milhares de títulos disputando a nossa atenção, uma capa bem pensada e trabalhada atua como uma enorme vantagem nessa disputa. Enquanto os olhos vagueiam pela prateleira nossa atenção pode ser fisgada por um título que normalmente não nos chamaria atenção. Não raro profissionais do design e interessados em arte tem como costume comprar sim, livros pela capa. Seja para inspiração, coleção ou mais uma referência, neste caso a capa do livro mais uma vez mostra sua importância (sabendo contudo, que não será esse público que vai garantir as boas vendas do livro).

Sendo assim, como já foi dito: A capa do livro é a síntese do conteúdo do mesmo na visão do designer, editor e autor. Pois embora cada um tenha uma experiência e expectativa diferente acerca desse trabalho, é imprescindível a conversa, o briefing e o alinhamento de idéias para a realização do trabalho, tendo em vista é claro que para as grandes editoras que custeiam o projeto o que mais vale nesse diálogo é mesmo a voz do editor e as expectativas comerciais do livro.

Veja em meu portfólio pessoal alguns de meus trabalhos http://www.behance.net/ygormoretti ou através da Capitular Design

Texto originalmente publicado no http://www.superquadranews.com.br/ e no http://artenomovimento.com.br/


You may also like

Nenhum comentário: