A Democracia Viva

/
0 Comments

No mundo da comunicação é interessante observar o impacto que uma informação provoca, revelando detalhes mais íntimos da nossa sociedade. 

Eu edito um jornal de bairro, que tem presença online no endereço www.superquadranews.com.br e também a versão impressa que circula mensalmente em todas as residências do bairro Super Quadra Morumbi. A base do conteúdo, claro, é o bairro, respingando em alguns acontecimentos da região. Além disso, há informações dos anunciantes (que dão fôlego ao projeto) e um vasto conteúdo opinativo dos colunistas.

Certo dia, recebemos uma denuncia de um morador relatando à falta de um medicamente no posto de saúde. Após o serviço de apuração dos fatos, serviço essencial para o jornalista esculpir uma matéria, descobrimos que a ausência do remédio acontece em toda cidade de São Paulo. Detalhe importante! O problema ocorre desde Novembro de 2013, e pesquisando na internet não há registros do problema. A grande mídia também esqueceu...

O remédio em questão chama-se Aerolin e é fundamental na vida de um cidadão que tem asma. Segundo a funcionária Marina, da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, a falta do medicamento acontece em toda a cidade de São Paulo e não tem data para voltar aos postos de saúde. “Não temos esse medicamento, e não existe qualquer previsão de disponibilidade na rede básica de saúde”; declarou a funcionária da prefeitura. Além disso, ela afirmou que foi aberto um processo de licitação para a compra do medicamento, mas ainda não existe uma previsão concreta de quando o Aerolin estará à disposição nos postos de saúde da cidade.

Voltando à observação do impacto da informação, percebemos como é valiosa a sua participação no desenvolvimento do país, monitorando e denunciando os problemas do seu bairro. Afinal, a democracia está viva e não adianta só votar.

Marcelo Andrade é Jornalista na produtoramc e autor do livro O Evangelho das Ruas, publicado pela Editora Incomum


You may also like

Nenhum comentário: