/
0 Comments





















O Assassinato de Jasse James pelo covarde Robert Ford

Pode ser dito que “O Assassinato de Jesse James...” está mais para um drama que conta a história de um dos maiores fora-da-lei da América do que um filme de Faroeste propriamente dito. No entanto, melhor é julga-lo como um Wester metódico e pragmático, repleto de lirismo e uma forte carga subjetiva. O ritmo é lento, e os 160 minutos do filme duelam com a contemplação das longas e belas tomadas, aliadas a fotografia primorosa de Roger Deakins responsável pela fotografia de filmes como; Onde os Fracos Não Têm Vez, A Vila, Matadores de Velhinha, Uma Mente Brilhante, Kundun, Fargo e Um Sonho de Liberdade.
Contudo, essa é a proposta do diretor Andrew Dominik, a lenta transformação dos personagens e o embate entre seus conflitos internos que vão cada vez mais(num ritmo lento) tomando uma característica explícita. Nesse sentido, olhando por essa vertente, o longa ganha força e o seu propósito fica mais claro. A riqueza do projeto alcança o ápice no suspense contido ou melhor incontido na tensão de cada gesto, de cada expressão dos personagens de Jesse James(Brad Pitt) e Robert Ford(Cassey Affleck ).
Outro ponto forte do filme está na atuação da dupla Pitt e Cassey. Brad Pitt faz transparecer o cansaço pelo qual Jesse vai sendo tomado, um misto de total desilusão com o desejo de vingança contra aqueles que o perseguem para ficar com a recompensa prometida a quem o capturar. Se o conflito de Jesse é de fora para dentro, Robert Ford está tomado por sentimentos que farão o caminho contrário, num martírio que eclodirá de dentro para fora. Robert era um profundo admirador de Jesse James, conhecedor de todas as suas histórias e façanhas, ao se juntar no bando de seu ídolo, Ford será tomado por um misto de ambição e pavor, pois tem a sensação de que Jesse prevê a traição e a forma covarde como será assassinado.
A história de “O Assassinato...” é justamente essa que o longo título se refere, mostra o antes e depois do assassinato de um fora-da-lei tido como herói. Enfatizando não tiros e frenéticas cavalgadas pela planície, mas sim, o clima tenso e a guerra psicológica entre os personagens.

Ygor Moretti

Ficha Técnica
Título Original: The Assassination of Jesse James for the Coward Robert Ford
Tempo de Duração: 160 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Direção: Andrew Dominik
Roteiro: Andrew Dominik, baseado em livro de Ron Hansen Fotografia: Roger Deakins
Elenco:
Brad Pitt (Jesse James)
Mary-Louise Parker (Zee James)
Brooklynn Proulx (Mary James)
Dustin Bollinger (Tim James)
Casey Affleck (Robert Ford)
Sam Rockwell (Charley Ford)
Jeremy Renner (Wood Hite)
Sam Shepard (Frank James)
Garret Dillahunt (Ed Miller)
Paul Schneider (Dick Liddil)
Alison Elliott (Martha Bolton)
Lauren Calvert (Ida)
Kailin See (Sarah Hite)
Tom Aldredge (Major George Hite)
Jesse Frechette (Albert Ford)
Pat Healy (Wilbur Ford)
Michael Parks (Henry Craig)
Ted Levine (Xerife Timberlake)
James Carville (Governador Crittenden)
Zooey Deschanel (Dorothy Evans)
Michael Copeman (Edward O'Kelly)
Laryssa Yanchak (Ella Mae Waterson)
Hugh Ross (Narrador - voz)


You may also like

Nenhum comentário: