/
1 Comments


Volver

Toda a filmografia de Pedro Almodóvar tem como objetivo, ou melhor, como marca, o choque, o impacto, a história desconcertante. Seja através da comédia ou do drama o cineasta utiliza contornos surreais para ao final falar de temas reais, dramas e tabus da humanidade.
Em Volver, Almodóvar foca o universo feminino, sobre tudo, a força da mulher moderna e da mulher de modo geral como uma entidade na sociedade.
Penélope Cruz é Raimunda, uma jovem mãe trabalhadora que sustenta o lar já que, o marido está desempregado e a filha ainda está no período da adolescência. A já complicada rotina da família é virada de cabeça para baixo, quando Raimunda ao voltar do trabalho encontra o marido morto na cozinha de sua casa com uma faca enfiada na barriga. Sua filha, Paula confessa que matou o pai após esse tentar abusar sexualmente dela. A partir daí, Raimunda traça um plano para livrar-se do corpo do marido sem que a culpa caia sobre Paula, junto a isso precisará traçar outros planos para conseguir o sustento da casa e mergulhar em um mar de segredos que vão se revelando e outros que precisam ser revelados.
Com roteiro e direção de Almodóvar, “Volver” é repleto de momentos secos e cruéis, ao passo que mesmo nessas circunstâncias, outros momentos de rara beleza e ternura se mostram possíveis. Os personagens sobre tudo são quem realizam atitudes distintas, como alias costuma ser na vida real. E é justamente essa a riqueza do trabalho do diretor, incluir e extrair o cômico das situações dramáticas e por outro lado fazer com que o drama seja algo inerente às situações cômicas.

Ygor Moretti

Ficha Técnica:

Título Original: Volver

Tempo de Duração: 121 minutos

Ano de Lançamento (Espanha): 2006

Site Oficial: www.sonyclassics.com/volver

Direção: Pedro Almodóvar

Roteiro: Pedro Almodóvar

Elenco

Penélope Cruz (Raimunda)

Carmen Maura (Avó Irene)

Lola Dueñas (Sole)

Blanca Portillo (Agustina)

Yohana Cobo (Paula)

Chus Lampreave (Tia Paula)

Antonio de la Torre (Paco)

Carlos Blanco (Emilio)

Maria Isabel Diaz (Regina)

Neus Sanz (Inês)

Carlos Garcia Cambero (Carlos)

Leandro Rivera (Auxiliar)

Yolanda Ramos (Apresentadora de TV)

Pilar Castro (Ajudante da apresentadora)Agustín Almodóvar



You may also like

Um comentário:

Unknown disse...

Ygor, "Volver" foi muito subestimado ao meu ver - pelo Oscar, é claro. Pensei que veria o filme de Almodovar entre os 5 finalistas da categoria filme estrangeiro e nada. Total surpresa negativa.

Gosto muito deste trabalho, acho Almodovar muito competente e original, seus filmes são intimistas e divertidos ao mesmo tempo - e com Volver não é diferente.

Penelope Cruz e Carmen Maura arrasam.

Nota: 8,5

Abraço!