/
7 Comments


Valsa Com Bashir

Durante as primeiras cenas de Valsa com Bashir, animação israelense que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, é impossível ou ao menos de grande dificuldade não permanecer impressionado e perplexo com as deslumbrantes imagens do longa. Uma mistura de desenhos 2D com traços grossos e tremidos junto a movimentos em 3D que chegam a assustar tamanho o realismo alcançado.

Passados essas primeira impressões que ao longo do filme voltaram a deslumbrar os olhos do público, Valsa com Bashir mostra a tentativa angustiada de Ari Folman (Diretor e roteirista do filme, também soldado das forças de Israel) de reconstruir sua memória sobre o tempo da guerra civil Libanesa e do massacre de Sabra e Shatila. Tal viagem de reconstrução terá inicio quando Folman ouve o relato de um amigo sobre os pesadelos que o perseguem desde o tempo do exército, intrigado com a sua falta de lembranças daqueles tempos, o diretor, roteirista e personagem do filme dá inicio a busca por suas memórias perdidas.

Nesse caminho o longa ganha um “ar” documental que intercala os dramas das pessoas envolvidas na guerra chegando a momentos de pura vertigem, onde realidade e alucinações mal podem ser distinguidas.
Como não poderia ser diferente de uma história sobre guerra e mais, sobre os conflitos do oriente médio, Valsa com Bashir toca sim em questões políticas, mostra os absurdo cometidos e deixa claro sua critica, no entanto, sem deixar-se levar por uma postura panfletária, sendo mais pacifista do que partidário.

Com estréia prevista para 03/04/09 Valsa com Bashir surge como uma ótima opção nas telas dos cinemas.

Ygor MF

Valsa com Bashir (Vals Im Bashir, 2008. Israel, Alemanha, França, EUA)Direção: Ari Folman
Roteiro: Ari Folman
Elenco: Ari Folman,
Ron-Ben Yishai,
Ronny Dayag
Duração: 90 min.


Trailer:



You may also like

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Ygor. Valeu a visita e obrigado pelo elogio! Não espere tanto assim dessa vez, mas Choke é um filme que funciona em sua proposta! Não conhecia teu blog, parabéns!

[]'s

- cleber . disse...

Bem, o jeito é esperar este chegar por aqui em DVD, minhas idas ao cinema estão um pouco complicadas!

Abraço Ygor!

Vinícius P. disse...

Um dos mais belos filmes que vi dessa última temporada de premiações. Merecia maior reconhecimento.

Sergio Deda disse...

Nossa... estou louco para assistir, mas ainda não o fiz...

Tow tentando retornar à ativa por aqui hehehe.

Abraços!

Filipe Machado disse...

O filme é extraordinário, uma autêntica revolução no cinema documentário actual. Merecia vencer os Oscar da sua categoria, sem dúvida!

Não conhecia este blogue, uma surpresa, muitos parabéns! Obrigado pela visita ao Additional Camera. Voltarei!

PS: Coloquei o Moviemento na minha secção Adittional Cameras. Um abraço!

shirley paradizo disse...

Oi, Ygor... o filme/animação/documentário realmente merece todos os elogios e prêmios que vem acumulando em exibições ao redor do mundo. É uma experiência fantástica!

Obrigada pelo elogio... aqui tb é um espaço bem bacana... Parabéns!

abs
shirley

Roberto Simões disse...

Ainda não vi este filme...
Mas ainda nada me levou até ele...

Cumps.

Roberto F. A. Simões
CINEROAD