/
10 Comments

Queime depois de ler


Fargo de 1996 é um filme sobre um marido que planeja o seqüestro da própria esposa visando receber o dinheiro do resgate? O Mais recente "Onde os Fracos não tem vez" é somente uma história sobre um assassino frio numa cassada a uma bolsa cheia de dinheiro? Essa é uma das características marcante do trabalho dos irmãos Joel e Ethan Coen, a dificuldade de definir rotular suas carreiras de diretores e roteiristas e também a impossibilidade de encontrar um tema central único de seus filmes.


Em contra partida, na opinião dos próprios irmãos e do elenco de "Queime depois de ler" mais novo filme da dupla, o filme conta a história de idiotas de meia idade e seus conflitos pessoais. Essa é a definição de todo o elenco e diretores sobre o tema central do longa.
Como habitual, tal definição pode ser aceita ou não, já que "Queime depois de ler" mostra o impacto de dois mundos distintos, da inteligência americana e do mundo fitness. A paranóia de espionagem e conspirações que assolava os americanos em tempos de guerra fria e ainda hoje incomoda, no entanto, em "Queime depois de ler" nada é o que parece ser, e nada tem a importância que parece ou demonstra ter. O documento ultra-secreto que o personagem de Brad Pitt pensa ter, na verdade nem é tão secreto ou importante assim, assim como os russos já não são inimigos "mortais" dos americanos, nem o personagem de John Malkovich tem um cargo tão importante na inteligência do governo americano e tão pouco o personagem de George Clooney está inserido numa grande intriga de espionagem e perseguição.


O elenco repleto de estrelas, mostra a capacidade Ethan e Joel Coen em lhe dar com grandes egos além de suas preocupações como roteiristas criando papeis exclusivos para os atores com quem gostam ou pretendem trabalhar. Em "Queime depois de ler" não há um personagem principal, mas sim várias histórias que se cruzam e fazem a história seguir de uma maneira "simples", que muito embora deixem um certo ar de desconfiança no espectador, imaginando se por trás daquela crueza e objetividade do roteiro não estariam guardadas ou mesmo implícitas outras diversas possibilidades e nuances da história.

Ygor MF


Ficha Técnica:
Título Original: Burn After Reading
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Inglaterra / França): 2008
Site Oficial:
www.burnafterreading.com
Direção: Joel Coen e Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen e Ethan Coen
Fotografia: Emmanuel Lubezki


Elenco:
George Clooney (Harry Pfarrer)
Frances McDormand (Linda Litzke)
John Malkovich (Osbourne Cox)
Tilda Swinton (Katie Cox)
Brad Pitt (Chad Feldheimer)
Richard Jenkins (Ted Treffon)
Elizabeth Marvel (Sandy Pfarrer)
Olek Krupa (Krapotkin)
Michael Countryman (Alan)
Hamilton Clancy (Peck)
Armand Schultz (Olson)
Brian O'Neill (Hal)
David Rasche (Oficial da CIA)
J.K. Simmons (Superior da CIA)
Dermott Mulroney (Astro de "Coming Up Baby")


You may also like

Postar um comentário