/
3 Comments


Vergonha - de Ingmar Bergman

Lançado em DVD pela Versátil, o filme “Vergonha” retrata a visão do diretor sueco Ingmar Bergman sobre os horrores da guerra.

Profundo investigador das angustias humanas, Bergman conta a história de Eva (Liv Ullmann) e Jan (Max von Sydow), um casal de músicos que vivem em uma ilha afastado dos grandes centros, aguardando e torcendo para que com o fim da guerra possam retomar suas vidas. Porém, o longo braço da guerra acaba por alcançar o casal em sua ingênua e frágil tentativa de paraíso, é quando tudo começa a ruir, e verdades e sentimentos antes concretos e sacros dão lugar a incertezas e ao pavor.

Não se tem noticias do atual estágio da guerra, do outro lado da tela nós nem mesmo sabemos que guerra é essa, e os personagens tão pouco podem dizer de que lado estão. Toda essa imprecisão é, e faz com que o foco seja sempre no casal, ou seja, focando o ser humano em um contexto adverso e tenso, matéria prima principal com a qual o diretor disseca, explora e deixa explícito os anseios, as virtudes e as vergonhas dos homens.

Com atuações impecáveis de Max von Sydow e Liv Ullmann, o longa é mais um grande trabalho do trio, aja vista tantos outros filmes em que estiveram juntos e o resultado foi sempre único, de uma cumplicidade e um entrosamento que faz parecer fácil a tarefa de construir grandes filmes.

O DVD traz ainda extras com legendas em português, making of, entrevistas, biografia e outros diversos trailers que só fazem crescer ainda mais o interesse pela obra do diretor Ingmar Bergman.

Ygor MF

Título original: SKAMMEN
Direção: Ingmar Bergman
Mídia: DVD Região: 4
Ano de produção: 1968
País de Produção: Suecia
Duração: 104 minutos
Faixa Etária: 16 anos
Idioma Original: SUECO - DOLBY DIGITAL 2.0
Legenda: PORTUGUES


You may also like

3 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Vergonha é a minha de ainda não ter assistido - com o perdão do trocadilho.

Unknown disse...

Olha aí, eu que adoro Bergman nunca vi esse! Boa lembrança! Liv Ullman é uma estupenda atriz... E faço coro com o Pedro Henrique.

Abs!

Gustavo H.R. disse...

Ave, Versátil! Não fosse por ela, provavelmente estaríamos vendo Bergman em cópias duvidosas da Continental.
Por ora, repito as palavras de Pedro Henrique...