Precisamos falar sobre o Kevin

/
0 Comments

Dirigido por Lynne Ramsay, adaptado do romance homônimo de Lionel Shriver "Precisamos falar sobre Kevin" faz com que perguntas inquietantes e inatingíveis reverberem ao longo dos 110 minutos da película.

Tilda Swinton é Eva, mãe que precisa falar sobre o filho Kevin autor de uma chassina na escola. No livro, Eva através de longas cartas ao pai de Kevin tenta entender o que teria levado o filho até aquele desfecho. No título: "Precisamos falar sobre Kevin" cabe uma dualidade, ou um duplo direcionamento desta necessidade; são os pais de Kevin e nós, público, sociedade, sobreviventes, especialistas etc. As notícias de constantes assassinatos cometidos por psicopatas ao redor do mundo continua sem explicação, sem nada que justifique, previna ou conforte. O filme de Lynne Ramsay parece não querer apresentar uma nova teoria deste desajuste social e familiar, mas deixa a entender algo ainda mais inquietante a cerca do tema; a maldade por sí mesma, sem próposito, sem culpas ou culpados, como o em dado momento o própio Kevin diz: "Pensava que sabia o motivo, agora não tenho mais certeza", quando é perguntado sobre o que o teria levado a assassinar certa de 7 pessoas.

Diferente de "Tiros em Columbine" de Michael Moore que tenta traçar um perfil de uma sociedade agressiva com incrível facilidade para conseguir armas de fogo, ou "Elefante" de Gus Van Sant que apenas reconta as passos do autores do massacre de Columbine, "Precisamos falar sobre o Kevin" foca na mãe do "vilão" da história digamos assim, se dividindo em três momentos; A gravidez de Kevin, seus primeiros anos de vida até sua adolescencia; flashs de momentos do momento em que Eva recebe a notícia dos assassinatos até presenciar que seu filho fora o autor daquela matança; e a tentativa de Eva reconstruir ou apenas seguir com o que sobrou de sua vida. O roteiro ajuda e de certa forma inclina para reflexões que no entanto não se concluíram com clareza, ficando ainda no ar a pergunta: Por que?

Ygor Moretti

FICHA TÉCNICA
Diretor: Lynne Ramsay
Elenco: Tilda Swinton, Ezra Miller, John C. Reilly, Siobhan Fallon, Ursula Parker, Jasper Newell, Rock Duer, Ashley Gerasimovich, Erin Maya Darke, Lauren Fox
Roteiro: Lynne Ramsay, Rory Kinnear
Fotografia: Seamus McGarvey
Duração: 110 min.
Ano: 2011
País: Reino Unido/ EUA



You may also like

Postar um comentário