A arte de voar - de Antonio Altarriba

/
0 Comments


Com roteiro de Antonio Altarriba e ilustrações de Kim, a grafic novel “A arte de voar” narra a história Antonio Alterriba, pai do autor. Sua infância pobre e sobre o crivo austero do pai e a adolescência problemática. Num prologo o autor descreve como todos os passos desde a infância até a idade adulta culminaram em seu suicídio. Segundo o autor a queda de seu pai do 4 andar não teve a duração de alguns segundos, mas foi um “projeto” com duração de mais de noventa anos.


E é esse projeto que o filho vai narrar, fazendo uma imersão na história do pai, iniciando a história com suas próprias palavras e depois incorporando-se na figura do pai, narrando tudo a partir dai, em primeira pessoa. 

Baseado em suas conversas com o pai e em vários escritos relatando suas memórias o autor reescreve todos os passos do personagem, suas experiências, pensamentos, sentimentos e aventuras em uma Espanha cercada pelo regime ditatorial, lutas sociais e sindicais além da luta na França contra os nazistas. Em meio a tudo isso a história de Antonio Altarriba reflete a luta, perseverança e destreza do homem comum em sua luta por sobrevivência.


Ao mesmo estilo de Maus de Art Spilgeman, “A arte de Voar” transita com uma delicadeza poética e a brutalidade de uma pedra arremessada. Traz um forte relato histórico e humano, com boas doses de humor e ironia. Da mesma forma as ilustrações de Kim acompanham com primazia essas características da história de Antonio Altarriba, tanto nos momentos mais realistas quanto nos devaneios dos personagens ou em cenas mais picantes. Dessa forma “A arte de voar” ajuda a elevar e sacramentar o gênero “quadrinhos” como arte que não deve em nada a outras manifestações artísticas como a literatura ou o cinema, de onde este projeto em específico bebe abundantemente.  

A Arte de Voar

Kim, Antonio Altarriba

Editora Veneta



You may also like

Nenhum comentário: